Fale conosco

Sorocaba e Região

Prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é afastado do cargo após operação da PF que investiga desvio de recursos na saúde

Publicado há

em

Foto: Reprodução

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), foi afastado do cargo nesta quinta-feira (30) por decisão da Justiça Federal, após pedido da Polícia Federal (PF). O chefe do Executivo é um dos alvos da segunda fase da Operação Copia e Cola, que investiga irregularidades em contratos de saúde pública no estado de São Paulo.

Investigação e suspeitas

De acordo com informações obtidas pelo UOL, a investigação apura a contratação emergencial de uma organização social sem fins lucrativos pela Prefeitura de Sorocaba. A entidade é suspeita de envolvimento em desvios de recursos públicos destinados à saúde municipal.

A operação desta quinta-feira cumpriu sete mandados de busca e apreensão e dois de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). A Justiça também determinou o bloqueio e sequestro de bens dos investigados, totalizando cerca de R$ 6,5 milhões, além de medidas cautelares, como a suspensão de funções públicas e proibição de contato entre suspeitos.

Operação Copia e Cola

A primeira fase da Operação Copia e Cola ocorreu em 10 de abril. Segundo a PF, os documentos e provas apreendidos naquela etapa ajudaram a identificar novos suspeitos e empresas envolvidas no suposto esquema de corrupção.

Anúncio

Os investigados poderão responder por corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação direta ilegal e organização criminosa.

Reação de Rodrigo Manga

Em vídeo publicado nas redes sociais, Rodrigo Manga afirmou estar em Brasília e associou o afastamento à sua ida à capital federal. O prefeito disse ter visitado o Palácio da Justiça para pedir que o Exército fosse acionado nas ruas.

“Os caras tentam tirar do jogo qualquer um que ameaça a candidatura deles. Eu não vou desistir de Sorocaba, não vou desistir do Brasil. Isso vai fazer o nosso nome soprar ainda mais, porque Deus não falha”, declarou Manga.

A Prefeitura de Sorocaba informou que deve se manifestar oficialmente ainda nesta quinta-feira.

Veja o que diz o prefeito:

Anúncio
author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas