Fale conosco

Mundo

Rússia dispara míssil com capacidade nuclear contra Ucrânia

Publicado há

em

Foto: John Hamilton / DoD / AFP

A Rússia lançou um míssil balístico intercontinental e com capacidade nuclear contra a Ucrânia nesta quinta-feira (21), segundo a Força Aérea ucraniana. Este foi o primeiro uso de um míssil tão poderoso e de longo alcance na guerra, iniciada em 2022.

O ataque partiu da região de Astrakhan, no sul da Rússia, em direção a Dnipro, no centro-leste da Ucrânia, separadas por cerca de 1.000 km. O alvo foram empresas e infraestrutura crítica, de acordo com os militares ucranianos. O governador de Dnipro, Serhiy Lysak, informou que o ataque danificou uma instalação industrial, causou incêndios e deixou duas pessoas feridas. Apesar da potência do míssil, ele não carregava uma ogiva nuclear, segundo fontes ucranianas.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chamou o presidente russo, Vladimir Putin, de “maluco” e o acusou de desvalorizar vidas humanas.

O uso do míssil pela Rússia ocorreu após ataques da Ucrânia contra alvos russos nesta semana, utilizando mísseis fornecidos pelos Estados Unidos e Reino Unido, como os ATACMS e Storm Shadow, com alcance de até 300 km. Moscou já havia alertado que esses ataques seriam considerados uma escalada.

Anúncio

Além do míssil intercontinental, a Rússia também disparou um míssil hipersônico Kinzhal e sete mísseis de cruzeiro Kh-101, dos quais seis foram derrubados pelas defesas aéreas ucranianas, conforme informou o Exército da Ucrânia.

Até o momento, o Kremlin não confirmou o lançamento do míssil intercontinental. Quando questionado, o porta-voz Dmitri Peskov disse não ter informações sobre o assunto.

Para noticías de Sorocaba, do Brasil e do Mundo, acompanhe o Portal Sorocabanices.

Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas