Fale conosco

Sorocaba e Região

Vereadora pede ao Ministério Público suspensão das redes sociais de Rodrigo Manga durante afastamento judicial

Publicado há

em

A vereadora Iara Bernardi (PT) protocolou, nesta quinta-feira (13), um pedido de medida cautelar ao Ministério Público Federal (MPF) para que o prefeito de Sorocaba (SP) — atualmente afastado da função pública por decisão da Justiça Federal — seja proibido de utilizar suas redes sociais durante o período de suspensão.

Segundo a parlamentar, o ex-prefeito estaria usando seus perfis — que, segundo ela, historicamente se confundem com canais oficiais da Prefeitura de Sorocaba — para divulgar informações falsas, atacar decisões judiciais e desacreditar a Polícia Federal, responsável pela Operação Copia e Cola, que apura possíveis crimes cometidos durante sua gestão.

Iara afirma que o alcance digital do ex-prefeito amplia o impacto dessas publicações.

“Manga tem milhões de seguidores na internet, mas infelizmente usa suas redes sociais para distorcer fatos e confundir a população. Essas práticas são perigosas, pois abalam a credibilidade das instituições e representam risco ao curso das investigações”, declarou.

No documento enviado ao MPF, a vereadora também cita o fenômeno da pós-verdade, em que conteúdos emocionalmente apelativos podem ganhar mais força do que fatos verificáveis, influenciando a opinião pública e prejudicando a compreensão da realidade.

Anúncio

A parlamentar afirmou ainda que há precedentes no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que autorizam a restrição do uso de redes sociais por agentes públicos quando há indícios de coação no curso do processo ou de disseminação de desinformação.

A solicitação agora será analisada pelo Ministério Público Federal, que decidirá se pedirá ou não a adoção da medida cautelar.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas