Fale conosco

Sorocaba e Região

Sorocaba planeja implantar Centro de Operações para antecipar ações contra emergências climáticas

Centro de Operações será semelhante ao que atua no Rio de Janeiro e visa minimizar transtornos e riscos à população.

Publicado há

em

A Prefeitura de Sorocaba planeja criar um Centro de Operações inspirado no modelo usado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com a finalidade de prevenir emergências climáticas. Na última segunda-feira (6), o prefeito Rodrigo Manga visitou essa unidade no Rio, acompanhado pelo prefeito Eduardo Paes.

O Centro de Operações do Rio utiliza tecnologias como o aplicativo Waze, o Google e um programa especial da NASA para prever situações de risco e agir rapidamente, reduzindo os impactos à população. Essa iniciativa foi implantada após as graves enchentes que atingiram a cidade em 2010 e a prefeitura quer copiar o modelo em Sorocaba.

“Já temos o nosso Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI), mas queremos adotar esse novo formato de operação em Sorocaba. As negociações para isso vão começar junto com as obras de macrodrenagem na região central, previstas para este ano, como parte das soluções para os problemas de alagamento”, afirmou Rodrigo Manga.

Discussão sobre o Pacto Federativo
Durante a visita, Eduardo Paes também demonstrou apoio a Rodrigo Manga na revisão do Pacto Federativo, com o objetivo de aumentar o repasse de recursos governamentais para os municípios.

Anúncio

“Vamos visitar outros prefeitos de grandes capitais, como São Paulo e Florianópolis, para fortalecer essa rede e melhorar a qualidade de vida da população”, acrescentou o prefeito de Sorocaba.

O Pacto Federativo é um conjunto de regras que define como as competências e responsabilidades são divididas entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios no Brasil.

<em>Centro de Operações do Rio de Janeiro<em>

Para mais notícias de Sorocaba, acompanhe o Portal Sorocabanices.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas