Fale conosco

Sorocaba e Região

Sorocaba decreta estado de emergência e autoriza internação involuntária de dependentes químicos

Publicado há

em

Foto: Reprodução

A Prefeitura de Sorocaba decretou, nesta sexta-feira (24), estado de emergência e autorizou de forma excepcional a internação involuntária de dependentes químicos. A medida terá validade de 90 dias e contará com o apoio integrado das forças de segurança e equipes de saúde do município.

De acordo com o decreto, a ação envolverá a Guarda Civil Municipal (GCM), a Secretaria da Cidadania, por meio dos veículos do programa HumanizAção, e equipes da Secretaria da Saúde, com profissionais especializados em saúde mental.

O prefeito Rodrigo Manga destacou que a medida visa proteger tanto os dependentes quanto a população.

“A internação é destinada a dependentes químicos que colocam a própria vida e a de terceiros em risco. Com isso, esperamos reduzir furtos de fiação, hidrômetros e outros materiais vendidos para sustentar o consumo de drogas”, afirmou.

Segundo a Prefeitura, também será aberta a possibilidade de internação voluntária para pessoas em situação de dependência, durante um prazo inicial de 10 dias, antes do início das internações involuntárias.

Anúncio

A contratação de novos leitos e a atuação conjunta de agentes da saúde e da segurança pública fazem parte da operação emergencial, que busca enfrentar o problema do uso abusivo de entorpecentes e seus impactos sociais em Sorocaba.

A medida, de caráter temporário e emergencial, entrará em vigor imediatamente e permanecerá ativa por 90 dias, podendo ser prorrogada conforme avaliação das autoridades municipais.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas