Fale conosco

Sorocaba e Região

Ex-prefeito cassado de Sorocaba, José Crespo protocola denúncia e pedido de cassação de Rodrigo Manga na Câmara

Publicado há

em

Foto: Reprodução

O ex-prefeito de Sorocaba, José Crespo, protocolou nesta segunda-feira (30) um pedido de investigação contra o atual prefeito, Rodrigo Manga, na Câmara Municipal. O documento cita diversos casos sob investigação envolvendo a atual administração, com destaque para os desdobramentos recentes da operação “Copia e Cola”, conduzida pela Polícia Federal.

No texto, Crespo menciona o Regimento Interno da Câmara, que determina que, na primeira sessão ordinária após o protocolo da denúncia, o presidente deve fazer a leitura do documento em plenário e consultar os vereadores sobre seu recebimento e andamento. Com isso, a análise do pedido deve ocorrer já na sessão desta terça-feira (1º).

Se a denúncia for aceita, os vereadores terão um prazo de até 90 dias para concluir a investigação. Ao final, o relatório produzido será votado em plenário, podendo resultar tanto no arquivamento do caso quanto na cassação do mandato do prefeito. No entanto, se a denúncia for rejeitada ainda na fase inicial, nenhuma investigação será aberta.

A solicitação de Crespo tem como base o Decreto-Lei nº 201/1967, que trata dos crimes de responsabilidade cometidos por prefeitos. Esse mesmo decreto foi utilizado contra o próprio Crespo em duas ocasiões: em 2017, quando chegou a ser cassado, mas reverteu a decisão na Justiça; e em 2019, quando perdeu o mandato definitivamente por conta do caso conhecido como “falso voluntariado”.

Anúncio

Para mais noticias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas