Fale conosco

Sorocaba e Região

Denúncia de maus-tratos a cães em condomínio de luxo é investigada em Sorocaba

Publicado há

em

Foto: Reprodução

Uma denúncia de maus-tratos a animais mobilizou autoridades em um condomínio de alto padrão em Sorocaba. Uma prestadora de serviços registrou boletim de ocorrência contra um canil que funciona dentro de uma residência no local.

Segundo o relato, a tutora teria se mudado em 2023 e deixado 27 cães sob os cuidados de um tratador. Desde então, conforme a denúncia, 12 animais morreram. Os cães que permanecem na residência apresentariam sinais de fome, ferimentos, infecções e problemas de saúde. Um deles estaria com uma lesão profunda na região dos olhos.

Outra empresa que também prestou serviços no imóvel em 2023 afirmou que, na época, os animais frequentemente apresentavam machucados, presença de bernes e envolvimento em brigas.

O síndico do condomínio foi informado e estaria ciente da situação. Diante da denúncia, equipes da Prefeitura de Sorocaba e da Polícia Civil de São Paulo estiveram no local na sexta-feira (13) para averiguação.

Anúncio

De acordo com a administração municipal, os canis estavam limpos, organizados e com água e alimentação disponíveis, incluindo ração super premium. No momento da vistoria, os animais foram considerados, em sua maioria, saudáveis.

No entanto, a prefeitura informou que foram constatadas irregularidades. Entre elas, problemas de higiene em parte dos cães e doenças sem acompanhamento veterinário adequado.

Ainda segundo o relatório, três animais necessitam de atendimento imediato. Um apresenta tumor na região do olho. Outro sofre com otite com presença de pus. O terceiro tem ferimentos na região vulvar e estava sem se alimentar.

A tutora foi multada e deverá cumprir determinações legais. Entre elas, realizar banho e tosa em todos os cães, providenciar atendimento veterinário e apresentar laudos clínicos dos animais doentes.

Anúncio

Um relatório técnico foi elaborado pelas equipes responsáveis, e o caso seguirá sob monitoramento das autoridades.

Em nota, a proprietária e seu advogado negaram a prática de maus-tratos. Segundo a defesa, os cães recebem cuidados diários, têm idade média de 10 anos, e o animal com lesão ocular estaria em tratamento oncológico, com cirurgia já programada.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas