Fale conosco

Sorocaba e Região

Após votação popular, nome da nova lontra do Zoo de Sorocaba é escolhido

Publicado há

em

Foto: Sema/ Divulgação

A nova lontra do Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, em Sorocaba, ganhou um nome: Mustelino! O nome foi escolhido por votação popular, que aconteceu entre os dias 3 e 18 de janeiro, como parte de uma campanha de educação ambiental e da programação de férias do zoo. Mustelino recebeu 1.100 votos, enquanto outros nomes sugeridos, como Lontrino, Jaguari e Pirajibu, ficaram em segundo, terceiro e quarto lugares, respectivamente. O nome Mustelino faz referência à família Mustelidae, que inclui lontras e ariranhas.

O zoológico, administrado pela Prefeitura de Sorocaba, é um dos mais completos da América Latina e realiza trabalhos importantes, como pesquisa, conservação de espécies, bem-estar animal e educação ambiental.

Para comemorar a escolha do nome, a equipe do zoo deu um “presente” para a lontra: um brinquedo feito com frango, chamado de “enriquecimento ambiental”. Esses brinquedos são preparados pelos tratadores e pelo setor de nutrição do zoo para estimular e divertir os animais.

A lontra, um macho, chegou ao zoológico com apenas três meses de idade. Ele foi encontrado órfão em São José dos Campos (SP) e resgatado por um Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Anúncio

No mundo, existem 13 espécies de lontras, e duas delas vivem no Brasil: a lontra brasileira e a ariranha (também conhecida como lontra gigante). Ambas dependem de rios e lagos para sobreviver e, embora não estejam em risco de extinção, enfrentam ameaças como poluição, construção de barragens, caça ilegal e atropelamentos.

O Zoológico “Quinzinho de Barros” fica na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h (com bilheteria até as 16h). Os ingressos custam R$ 8, para pessoas de 12 a 59 anos e R$ 4 para crianças de 6 a 11 anos, além de estudantes com carteirinha válida. Crianças até 5 anos, idosos acima de 60 anos e pessoas com deficiência (e seus acompanhantes, quando necessário) não pagam.

Para mais notícias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas