Fale conosco

Brasil

Trump defende Bolsonaro, e Lula reage: “Brasil não aceita interferência”

Publicado há

em

Foto: Casa Branca e Agência Brasil

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o tratamento dado a Jair Bolsonaro (PL) no Brasil. Em sua rede social, Truth Social, Trump chamou os processos contra Bolsonaro de “perseguição” e “caça às bruxas”, pedindo que “deixem Bolsonaro em paz”. Ele ainda descreveu Bolsonaro como “um líder forte que realmente amava seu país”.

O presidente Lula reagiu por meio de nota oficial, afirmando que o Brasil é um “país soberano” e que a defesa da democracia “cabe apenas aos brasileiros”. Segundo a nota, “ninguém está acima da lei, principalmente aqueles que atentam contra a liberdade e o Estado de Direito”. Lula também publicou mensagem semelhante nas redes sociais, sem citar Trump ou Bolsonaro diretamente.

Mais cedo, Lula se recusou a comentar diretamente as falas de Trump: “Tenho coisa mais importante para comentar. Este país tem lei, tem regra e tem um dono chamado povo brasileiro. Portanto, cuide da sua vida e não da nossa”.

As declarações de Trump ocorrem em meio à Cúpula do Brics no Rio de Janeiro. No evento, os países do grupo — Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul — criticaram ataques contra o Irã e a Rússia, sem mencionar diretamente os EUA. Trump, por sua vez, anunciou que aplicará tarifas adicionais de 10% a países que apoiarem o que chamou de “políticas antiamericanas dos Brics”.

Anúncio

Segundo Lula, o tema das tarifas não foi discutido durante a cúpula: “Ninguém tocou nesse assunto, não demos nenhuma importância”.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas