Fale conosco

Brasil

PEC para o “fim da Escala 6×1” consegue assinaturas necessárias e vai tramitar no Congresso

Proposta da redução da jornada de trabalho será protocolada e irá tramitar. Ainda não há previsão para a votação.

Publicado há

em

Cartaz em manifestação pelo fim da escala de 6×1 (Foto: Davi Pinheiro. / Divulgação)

Após grande pressão popular, na manhã desta quarta-feira (13), a deputada federal Erika Hilton (PSOL) anunciou que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca acabar com a escala de trabalho 6×1 conseguiu 171 assinaturas, número mínimo necessário para que o projeto comece a tramitar no Congresso. Atualmente, a PEC já conta com 194 assinaturas.

Até o ínicio da semana, pouco mais de 100 parlamentares tinham assinado a proposta.

Hilton explicou que, embora o número de assinaturas tenha sido atingido, o processo está apenas no início. Ela alertou que a proposta enfrentará resistências, pois há muitos interesses contrários. A deputada também convocou a população para participar das manifestações planejadas para o dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República.

Esses atos, organizados em defesa do fim da escala 6×1, ocorrerão em pelo menos sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Vitória, Porto Alegre e Florianópolis. A mobilização foi divulgada pelo vereador eleito Rick Azevedo, do Rio de Janeiro, criador do movimento Vida Além do Trabalho, que apoia essa causa.

A PEC, proposta por Erika Hilton, sugere uma carga máxima de oito horas de trabalho por dia e 36 horas por semana, distribuídas em uma jornada de quatro dias semanais, permitindo ajustes de horário ou redução de jornada por acordo coletivo.

Anúncio
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas