Brasil
Moraes diz que redes da Meta só continuarão funcionando no país se respeitarem as leis brasileiras
Ministro do STF respondeu firmemente as alterações da política da plataforma.
Ministro do STF Alexandre de Moraes, foi severo nas palavras contra o grupo Meta.
No dia seguinte ao anúncio de Mark Zuckerberg, fundador do grupo Meta (responsável pelo WhatsApp, Instagram e Facebook), de que pretende flexibilizar a moderação de conteúdos nas plataformas e acabar com a checagem de informações, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reagiu firmemente. Ele afirmou que a corte “não permitirá que as big techs e redes sociais sejam usadas, de forma intencional ou negligente, ou mesmo visando apenas ao lucro, como instrumentos para disseminar discursos de ódio, nazismo, fascismo, misoginia, homofobia e ataques à democracia.”
Moraes enfatizou: “No Brasil, a justiça eleitoral e o STF já mostraram que aqui a lei é respeitada. As redes sociais não são territórios sem regras. Elas só continuarão a operar no país se seguirem a legislação brasileira, independentemente das bravatas de dirigentes irresponsáveis dessas grandes empresas.”
Em outubro, a plataforma X (antigo Twitter), de Elon Musk, foi multada em R$ 28,6 milhões e ficou dois meses fora do ar no Brasil por descumprir uma ordem de Alexandre de Moraes para bloquear algumas contas.
Musk se aproximou do ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante a campanha eleitoral de 2024. Por sua vez, Zuckerberg, ao anunciar a redução do controle em suas plataformas, também demonstrou alinhamento com Trump. Segundo a Agência Brasil, o dono da Meta declarou que pretende “trabalhar com o presidente Trump para pressionar governos que perseguem empresas americanas e exigem mais censura.” Zuckerberg ainda criticou os países latino-americanos, mencionando “tribunais secretos que podem obrigar empresas a remover conteúdos sem transparência.”
Para Moraes, relator de inquéritos que investigam notícias falsas, milícias digitais e tentativas de golpe de Estado, o grande desafio do Brasil é garantir que essas gigantes da tecnologia sejam regulamentadas e responsabilizadas. Ele concluiu que esses conglomerados e seus dirigentes não podem se considerar acima da lei apenas por possuírem recursos financeiros.

Fonte: Agência Brasil
-
Vagas de Emprego2 dias atrásZF de Sorocaba e Itu tem diversas vagas abertas para o mês de novembro; cadastre seu currículo
-
Vagas de Emprego6 dias atrásWyda Embalagens está com vagas abertas para auxiliar limpeza e outras oportunidades em Sorocaba
-
Blog2 dias atrás
Veja como cadastrar seu currículo na ZF Sorocaba / Itu
-
Vagas de Emprego5 dias atrásPAT Municipal de Sorocaba oferece 116 vagas de emprego nesta segunda-feira (3)
-
Blog6 dias atrás
Cadastre seu currículo na WYDA Embalagens Sorocaba
-
Blog2 dias atrás
Veja como cadastrar seu currículo na CBA Sorocaba/Alumínio
-
Vagas de Emprego4 dias atrásPrefeitura de Sorocaba realiza última edição do “Mutirão de Empregos” em 2025 no dia 25/11; inscreva-se
-
Sorocaba e Região1 dia atrásPrefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, é afastado do cargo após operação da PF que investiga desvio de recursos na saúde

