Fale conosco

Sorocaba e Região

Sorocaba instala primeira tornozeleira eletrônica em agressor por violência doméstica

Publicado há

em

Foto: Reprodução

A cidade de Sorocaba, instalou nesta segunda-feira (19) a primeira tornozeleira eletrônica em um agressor por violência doméstica. A medida foi determinada pela Justiça após o descumprimento de uma medida protetiva de urgência e integra o programa estadual de monitoramento eletrônico.

O programa está em vigor em Sorocaba desde dezembro do ano passado e conta com 250 tornozeleiras eletrônicas disponíveis. A iniciativa tem como foco principal casos de violência contra a mulher, mas também pode ser aplicada a outros tipos de crime, conforme decisão judicial.

O caso teve início em novembro, quando um homem de 37 anos foi preso em flagrante pela Polícia Militar por violência doméstica no bairro Jardim Carvalho, em Sorocaba. A vítima, uma mulher de 31 anos, relatou agressões físicas e ameaças e solicitou proteção judicial.

Após ser liberado, o agressor voltou a descumprir a ordem judicial, o que levou o Poder Judiciário a determinar o uso da tornozeleira eletrônica como forma de reforçar o monitoramento e garantir a segurança da vítima.

Anúncio

De acordo com dados oficiais, desde a implantação do monitoramento eletrônico no Estado de São Paulo, iniciada em setembro de 2023 na capital paulista e na Baixada Santista, mais de 1,1 mil pessoas já foram monitoradas. Desse total, 163 foram presas, sendo 112 por descumprimento de medidas protetivas.

A adoção da tornozeleira eletrônica em Sorocaba representa um marco no combate à violência doméstica no município, ampliando os mecanismos de fiscalização e proteção às vítimas.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas