Fale conosco

Pet

Cadastro Nacional de Animais Domésticos irá disponibilizar RG para animais de estimação

Sistema está em fase de testes e será lançado em breve. O cadastro será gratuito.

Publicado há

em

Foto: Divulgação/Vale

O Cadastro Nacional de Animais Domésticos está em fase final de testes e deve ser lançado em breve. Ele permitirá que tutores registrem gratuitamente seus animais de estimação e emitam o RG Animal. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o sistema será acessado pela conta Gov.br, plataforma oficial do governo federal.

Como funcionará o cadastro
Além dos tutores, organizações de resgate de animais e prefeituras poderão fazer o cadastro e registrar animais sob sua responsabilidade e emitir uma carteirinha de identificação com QR Code. Esse código pode ser fixado na coleira do animal, permitindo que qualquer pessoa, ao escaneá-lo com a câmera do celular, localize o tutor.

Objetivos do sistema
O cadastro foi autorizado pela Lei 15.046/2024, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e tem como metas principais:

  • Facilitar o controle de zoonoses.
  • Combater o abandono e maus-tratos de animais.
  • Proporcionar mais segurança em transações de compra e venda de pets.

O sistema reunirá informações como identidade, CPF e endereço do tutor, além de detalhes sobre o animal: raça, sexo, idade (real ou estimada), vacinas aplicadas, doenças tratadas ou em tratamento, e o local onde o animal vive. Tutores também deverão atualizar o cadastro em caso de venda, doação ou morte do animal, indicando a causa.

Microchipagem opcional
Se o animal possuir um microchip subcutâneo de identificação, esse dado poderá ser incluído no cadastro. Embora a microchipagem não seja obrigatória, o MMA recomenda o procedimento como forma de aumentar a segurança e o controle.

Anúncio

O microchip é implantado por veterinários sob a pele do animal e contém um código vinculado aos dados do tutor. Para acessar essas informações, é necessário um leitor específico, disponível em clínicas veterinárias.

Cadastro gratuito e sem impostos
Após a aprovação da lei, surgiram rumores sobre a possível criação de impostos para tutores de animais domésticos, como ocorre em alguns países, como a Alemanha. Contudo, a nova legislação não prevê nenhuma cobrança.

“O objetivo no Brasil é melhorar a gestão e o planejamento de ações, sem impor taxas ou sanções. O cadastro será gratuito, e o acesso aos dados será limitado, garantindo a privacidade e a proteção das informações pessoais”, afirmou o governo em comunicado oficial.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Anúncio

Para mais notícias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas