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Sorocaba e Região

Trem de Sorocaba a São Paulo – Obras começam em 2025; diz Manga

Trem de Sorocaba a São Paulo – Além do trem intercidades que ligará Sorocaba à São Paulo, também existe intuito de desenvolver projeto de instalação do VLT, que ligará Sorocaba à Iperó

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Trem de Sorocaba a São Paulo - Foto: Divulgação

Trem de Sorocaba a São Paulo capital, deverá ter start em 2025, a partir da realização do leilão referente a esse trecho; além disso, há o intuito de desenvolver projeto de instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligará Sorocaba à cidade de Iperó (distante a 60 km).

A Prefeitura de Sorocaba recebeu, na tarde de terça-feira (28), a visita do secretário de Estado de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, e integrantes de sua equipe, no sexto andar do Paço Municipal, onde foram recepcionados pelo prefeito Rodrigo Manga e secretários municipais.

Durante o encontro, o secretário estadual confirmou, novamente, o interesse do Governo do Estado de São Paulo em dar andamento célere ao projeto de implantação do trem de passageiros no município, um trem intercidades, ligando Sorocaba a São Paulo capital, que deverá ter start em 2025, quando será realizado o leilão referente a esse trecho. Além disso, há também o intuito de tocar o projeto de instalação de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que ligaria Sorocaba à cidade de Iperó (distante a 60 km). “Para o projeto do VLT, será fundamental termos igualmente o aval e o envolvimento do governo federal”, afirmou o secretário de Estado, que adiantou que o governo estadual vem elaborando um grande plano de mobilidade urbana, o qual abrange várias regiões de São Paulo, e Sorocaba deverá ter participação relevante nesses novos projetos.

O Prefeito de Sorocaba anunciou a novidade nas redes sociais

É um tema cujas discussões, na esfera federal, também deverão avançar, em breve. E, havendo, da mesma forma, o aceite por parte dessa esfera de governo, Sorocaba deverá ser o primeiro município do interior de São Paulo a ter a instalação de um VLT.

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“Ficou claro que há um grande interesse, por parte do governo paulista, de trazer esse grandioso projeto para o nosso município. O que dependemos, agora, é de avançar essa discussão também no âmbito do governo federal, viabilizando a realização desse importante trecho no projeto de retomada do transporte ferroviário em nosso Estado. Tanto que, se de fato isso for aprovado, Sorocaba será a primeira cidade do interior paulista a receber um VLT”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Participaram, também, da reunião no Gabinete do chefe do Executivo sorocabano, os secretários municipais de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, e de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto. Também estiveram presentes o diretor executivo da Agem (Agência Metropolitana de Sorocaba), Leodir Ribeiro, o diretor-adjunto, Octávio Christófano (China), o prefeito de São Miguel Arcanjo, Paulo Ricardo da Silva, e o coordenador Regional do Republicanos, Roberto Natalino Silveira.

Trem de Sorocaba a São Paulo – Um sonho de anos

Em maio de 2023, o  governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou a qualificação de 15 projetos de concessões e de parcerias público-privadas (PPPs), investimentos que podem superar os R$ 180 bilhões em todo o Estado nas áreas de transporte intermunicipal, cultura, educação, habitação, desenvolvimento urbano, entre outras. Iniciativa cobrada do Poder Executivo pelo deputado Carlos Cezar (PL) desde 2013, a implantação de um Trem Intercidades para o transporte de passageiros entre Sorocaba e São Paulo está entre os projetos autorizados.

A partir de agora, começa a fase de elaboração de estudos para análise de viabilidade das concessões e PPPs propostas, modelos de negócio para a estruturação desses projetos. O trem Sorocaba x São Paulo integra um lote de investimentos que prevê concessões e expansões de linhas da CPTM e do Metrô, investimentos que somam cerca de R$ 69 bilhões.

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O sistema de Trem Intercidades (TIC) prevê a criação de uma rede ferroviária regional com quatro linhas a partir da capital para o transporte regular de passageiros a Campinas, Sorocaba, São José dos Campos e Santos. Carlos Cezar lembra que essa foi uma das principais propostas do plano de governo de Tarcísio e destaca o empenho do governador em cumprir o compromisso assumido com a população. “É fundamental buscar essas parcerias com o setor privado para trazer os investimentos ao Poder Público, o que gera empregos e garante a execução dos serviços à população. Cumprimento o governador por, em 60 dias de gestão, demonstrar vontade política em resolver essa questão do trem entre Sorocaba e São Paulo, após quase 10 anos de expectativas frustradas”, destaca.

Há quase 10 anos, a população de Sorocaba e do municípios da Região Metropolitana convivem com anúncios de projetos de um trem de passageiros até São Paulo, porém, perspectivas que jamais se concretizaram.

Em setembro de 2013, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), em resposta a ofício e visita do deputado Carlos Cezar, informou que “o projeto funcional para novo serviço de transporte ferroviário entre Sorocaba e São Paulo já está pronto” e seguiria em fase de “análise de Manifestações de Interesse da Iniciativa Privada (MIP), visando o prosseguimento do processo de licitação para elaboração de estudos ambientais, implantação e operacionalização da ligação expressa entre as cidades”.

No mês de abril de 2017, Carlos Cezar recebeu na Assembleia Legislativa o então titular da STM, Clodoaldo Pelissioni, Sorocaba deveria ser a segunda cidade contemplada num projeto de trem de média velocidade entre a capital e as Regiões Metropolitanas.

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