Fale conosco

Sorocaba e Região

Prefeitura lança sistema de videomonitoramento inteligente: Smart Sampa Sorocaba

Publicado há

em

Foto: SECOM/SPLICE

A Prefeitura de Sorocaba lançou nesta quarta-feira (21) o Smart Sampa Sorocaba, um moderno sistema de videomonitoramento inteligente que já está operando em pontos estratégicos da cidade. O sistema permite o reconhecimento facial de pessoas com antecedentes criminais e a identificação de placas de veículos com irregularidades.

Com isso, Sorocaba se torna a primeira cidade do interior paulista a implantar essa tecnologia, semelhante à usada na capital. A cidade também é uma das pioneiras no país a integrar câmeras de videomonitoramento, radares e o sistema conhecido como “Muralha Eletrônica”.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura e o Grupo Splice, por meio de medida mitigadora. O sistema está integrado ao Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Secretaria de Mobilidade (Semob) e à Guarda Civil Municipal (GCM).

Apresentação oficial

O prefeito Rodrigo Manga apresentou o sistema em coletiva no Paço Municipal, destacando que a ferramenta fortalece a segurança preventiva na cidade. “Sorocaba dá um passo à frente e pode se tornar referência para outras cidades do país”, afirmou.

Anúncio

Também participaram do evento os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Semob) e João Alberto Corrêa Maia (Sesu), além de representantes da GCM, Polícia Militar, Polícia Civil, Grupo Splice e vereadores da Câmara Municipal.

Como funciona o sistema

Atualmente, quatro câmeras com reconhecimento facial já estão em operação. Elas identificam rostos e comparam com o banco de dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Se alguém for identificado como foragido, o CCOI é alertado e uma viatura é acionada. Em maio, cerca de 700 mil rostos foram analisados.

Além disso, outras 25 câmeras do sistema BRT estão sendo integradas ao CCOI. A meta é ampliar essa rede em parceria com o setor privado, inclusive em shoppings e áreas de grande circulação. Há também o plano de incluir pessoas desaparecidas no banco de dados, para facilitar sua localização.

Expansão com a “Muralha Eletrônica”

O sistema também inclui a Muralha Paulista, com 12 câmeras que monitoram veículos, detectando placas de motos e carros roubados ou com outras irregularidades.

Anúncio

Um exemplo de eficácia ocorreu na Zona Norte, onde um carro furtado foi localizado e apreendido pela GCM após ser identificado pelas câmeras. Desde o início da operação, 14 pessoas já foram presas com base nos alertas gerados.

O sistema será reforçado com postes de monitoramento de alta tecnologia, que serão instalados nas principais entradas e saídas da cidade, cobrindo todo o perímetro urbano.

Segurança e qualidade de vida

“O reconhecimento facial e o monitoramento de veículos blindam Sorocaba, melhoram a mobilidade urbana e aumentam a segurança da população”, finalizou o prefeito Rodrigo Manga.

Para mais noticias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

Anúncio
author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas