Fale conosco

Sorocaba e Região

Operação integrada apreende quase 2 mil porções de drogas e detém cinco pessoas no Jardim Zulmira, em Sorocaba

Publicado há

em

Group of tactical police officers standing in front of two large armored vans marked ROMU in a parking lot
Fotos: Michelle Alves/Secom e Carlos Sales/Sesu

Uma operação integrada realizada pela Prefeitura de Sorocaba e pela Polícia Militar do Estado de São Paulo resultou na apreensão de 1.784 porções de drogas e na detenção de cinco pessoas nesta quarta-feira (3), no Jardim Zulmira, Zona Oeste de Sorocaba.

A ação reuniu diversas forças de segurança e serviços públicos, incluindo a Guarda Civil Municipal de Sorocaba, a Defesa Civil e equipes do programa HumanizAção. O objetivo foi reforçar a segurança, combater o tráfico de drogas, oferecer atendimento social e promover a limpeza de áreas públicas com risco de incêndios.

As equipes montaram uma base operacional nas proximidades do viaduto da Rua Humberto de Campos e percorreram ruas do Jardim Zulmira, áreas próximas à linha férrea e locais com recorrente presença de pessoas em situação de rua e descarte irregular de resíduos.

Drogas apreendidas e detenções

Durante a operação, cinco pessoas foram detidas por envolvimento com o tráfico de drogas, entre elas três adolescentes.

Anúncio

As equipes apreenderam 1.784 porções de entorpecentes, sendo 874 porções de cocaína, 552 de crack, 228 de maconha e 130 de ice. Também foram recolhidos R$ 116,50 em dinheiro, dois rádios comunicadores, dois aparelhos celulares, dois cartões bancários e uma réplica de arma de fogo.

Segundo as autoridades, a ocorrência permaneceu em andamento para adoção das medidas de Polícia Judiciária.

Ação inclui atendimento social e prevenção de incêndios

Além do combate à criminalidade, a força-tarefa promoveu ações de assistência social, fiscalização, roçagem e limpeza de áreas públicas para reduzir riscos de queimadas em terrenos com vegetação alta.

O programa HumanizAção realizou 26 atendimentos durante a operação. Foram registradas 18 abordagens sociais, quatro internações em clínicas para dependentes químicos, três encaminhamentos para Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e um retorno assistido à cidade de origem.

Anúncio

A operação mobilizou equipes das Secretarias de Segurança Urbana (Sesu), Serviços Públicos e Obras (Serpo), Cidadania (Secid) e Mobilidade (Semob).

De acordo com o secretário de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia, a iniciativa buscou unir ações de segurança e assistência social para ampliar a proteção da população. Segundo ele, o trabalho também contribuiu para a limpeza dos espaços públicos, prevenção de incêndios e aumento da sensação de segurança na região.

Operação reforça combate ao tráfico na Zona Oeste de Sorocaba

A ação integra as estratégias de enfrentamento ao tráfico de drogas e de recuperação de áreas públicas em Sorocaba. Além das apreensões e detenções, a operação buscou reduzir situações de vulnerabilidade social e melhorar as condições de segurança e conservação urbana no Jardim Zulmira e bairros vizinhos.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas