Sorocaba e Região
Hospital Veterinário Municipal de Sorocaba é autuado pelo CRMV-SP por irregularidades
O Hospital Veterinário Municipal “Cão Mayke”, em Sorocaba, foi autuado pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) após a constatação de diversas irregularidades administrativas, estruturais e sanitárias.
A fiscalização foi realizada no dia 19 de janeiro, com apoio da Vigilância Sanitária, e identificou problemas que comprometem o funcionamento adequado da unidade, além da falta de registro oficial do hospital junto ao conselho.
Entre as principais irregularidades apontadas pelo CRMV-SP estão a ausência de CNPJ próprio para funcionamento, desorganização de ambientes essenciais e a inexistência de protocolos obrigatórios. Também foi constatado o armazenamento inadequado de medicamentos, alimentos e materiais biológicos.
A equipe de fiscalização ainda identificou falhas estruturais e sanitárias, como falta de aquecimento para animais em recuperação, uso de torneiras manuais em salas cirúrgicas, descarte incorreto de resíduos e a ausência do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS).
Outro ponto crítico foi a falta de controle diário de temperatura em áreas sensíveis, como laboratório e sala de esterilização, o que pode comprometer a segurança dos procedimentos realizados no hospital.
Além dos impactos no atendimento aos animais, o CRMV-SP informou que médicos-veterinários relataram atraso no pagamento de salários. Segundo o conselho, a situação ocorre devido à falta de repasse financeiro da Prefeitura de Sorocaba à Anclivepa, entidade terceirizada responsável pela gestão do hospital.
O hospital terá prazo de 30 dias para corrigir todas as irregularidades apontadas. O CRMV-SP informou que irá acompanhar o processo de regularização e que o descumprimento das exigências pode resultar em penalidades.
Procurada, a Prefeitura de Sorocaba informou, por meio de nota, que a Anclivepa (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais) foi intimada a corrigir os apontamentos feitos durante a inspeção realizada em 19 de janeiro. Segundo a administração municipal, a entidade tem 30 dias para se adequar às exigências. Caso isso não ocorra, poderá ser multada.
Em nota oficial, a Anclivepa confirmou a intimação e afirmou que irá corrigir todas as irregularidades apontadas pelo CRMV-SP dentro do prazo estabelecido.

-
Vagas de Emprego4 dias atrásPAT Municipal de Sorocaba oferece 242 vagas de emprego nesta segunda-feira (27)
-
Vagas de Emprego4 dias atrásMutirão de Empregos de Sorocaba acontece nesta terça-feira (28) com mais de 2 mil vagas de trabalho e estágio
-
Vagas de Emprego3 dias atrásSorocaba Refrescos abre vagas de emprego em Sorocaba, Itu e Itapeva; veja como se candidatar
-
Utilidade Pública3 dias atrásConcurso da PM de SP abre inscrições para 2 mil vagas com salário inicial de R$ 5,4 mil; Sorocaba será um dos locais de prova
-
Sorocaba e Região6 dias atrásTrabalhador fica ferido após queda de laje durante obra da nova rodoviária de Sorocaba
-
Sorocaba e Região6 dias atrásJustiça Federal mantém paralisação das obras da Marginal Itanguá em Sorocaba e dá 48 horas para Prefeitura isolar área
-
Sorocaba e Região2 dias atrásDupla é presa após ameaçar funcionário e roubar fios de cobre de torre de telecomunicação em Sorocaba
-
Sorocaba e Região12 horas atrásSorocaba será a primeira cidade do Brasil a ter compartilhamento publico de skates; lançamento é neste sábado (01)

