Fale conosco

Notícias

Jair Bolsonaro escolhe Flávio Bolsonaro como pré-candidato à Presidência em 2026

Publicado há

em

Foto: Reprodução/Redes sociais

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) anunciou nesta sexta-feira (5/12) que foi escolhido pelo pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para disputar a Presidência da República nas eleições de 2026.

Em publicação no X (antigo Twitter), Flávio afirmou que recebeu a missão diretamente do ex-presidente. “É com grande responsabilidade que confirmo a decisão da maior liderança política e moral do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, de me conferir a missão de dar continuidade ao nosso projeto de nação”, declarou.

A escolha também foi confirmada em nota do presidente do PL, Valdemar Costa Neto. “Flávio me disse que o nosso capitão confirmou sua pré-candidatura. Então, se Bolsonaro falou, está falado!”, escreveu.

O anúncio ocorre em meio a semanas de tensão dentro da família Bolsonaro e do campo da direita. Os desentendimentos se intensificaram após negociações do PL no Ceará para apoiar o ex-governador Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo governo estadual em 2025.

Anúncio

No domingo (30/11), durante evento em Fortaleza, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro criticou publicamente dirigentes do PL, como Valdemar da Costa Neto e o deputado federal André Fernandes, abrindo uma crise interna entre o comando do partido e os filhos do ex-presidente.

Apesar da disputa interna, Flávio afirmou que Jair Bolsonaro deu aval para que o PL cearense negociasse uma aliança com Ciro Gomes. Após o anúncio da pré-candidatura do senador, Michelle desejou “sabedoria, força e graça” ao cunhado por meio das redes sociais.

Desempenho nas pesquisas
Uma pesquisa da AtlasIntel, realizada em novembro, mostrou Flávio Bolsonaro em segundo lugar em um dos cenários testados para o primeiro turno, com 23,1% das intenções de voto. Em primeiro aparece o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com 47,3%.

O levantamento também indicou outros nomes da direita: Ronaldo Caiado (10,2%), Ratinho Jr. (7,1%) e Romeu Zema (5%). O instituto não incluiu Flávio nas simulações de segundo turno.

Anúncio

Entre os recortes populacionais, Flávio Bolsonaro supera Lula apenas entre jovens de 16 a 24 anos (31,3% contra 23,6%) e entre evangélicos (34,9% contra 27,1%). Em todas as demais categorias — gênero, escolaridade, renda e regiões do país — Lula aparece à frente.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas