Brasil
Multas de trânsito vão financiar CNH para pessoas de baixa renda; veja quem tem direito
																								
												
												
											A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei 3965/21, que permite o uso de recursos arrecadados com multas de trânsito para financiar a primeira carteira de motorista (CNH) de pessoas de baixa renda. O texto, que já havia passado pelo Senado, segue agora para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Quem terá direito?
De acordo com o projeto, poderão ser beneficiadas as pessoas inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). O objetivo é facilitar o acesso à habilitação para quem não tem condições financeiras de arcar com os custos do processo.
O que será pago?
O projeto prevê que os recursos serão usados para cobrir:
- Taxas do processo de habilitação;
 - Aulas teóricas e práticas;
 - Exames médicos e psicológicos;
 - Emissão da CNH.
 
Hoje, a legislação determina que o dinheiro das multas seja usado apenas em ações como sinalização, engenharia de tráfego, fiscalização e educação no trânsito.
Uma oportunidade para combater o desemprego
O autor da proposta, deputado José Guimarães (PT-CE), argumenta que o custo da CNH é um obstáculo para milhares de brasileiros que poderiam trabalhar como motoristas de aplicativo ou entregadores.
“Aqueles que não têm condições de obter o documento foram excluídos dessa possibilidade, o que perpetua sua condição desfavorável”, afirmou o parlamentar.
Guimarães reforça que a medida não implica aumento de impostos, já que os recursos vêm das multas aplicadas no trânsito.
Exame toxicológico será exigido
O texto aprovado inclui também uma mudança nas regras para obtenção da CNH. O relator, deputado Alencar Santana (PT-SP), incluiu a exigência de exame toxicológico com resultado negativo para candidatos à primeira habilitação nas categorias A e B (motos e carros).
Atualmente, esse exame é obrigatório apenas para condutores das categorias C, D e E, voltadas ao transporte de carga e passageiros.
Trecho sobre assinatura eletrônica foi retirado
A proposta original também previa que a transferência de veículos poderia ser feita com assinaturas eletrônicas qualificadas ou avançadas. No entanto, esse trecho foi retirado do texto final.
O relator justificou que as assinaturas eletrônicas avançadas ainda possuem segurança intermediária, o que poderia abrir brechas para fraudes. O assunto deverá ser tratado em um novo projeto ou regulamentado diretamente pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
E agora?
Com a aprovação na Câmara, o projeto será encaminhado para sanção presidencial. Caso seja sancionado sem vetos, as novas regras entram em vigor, permitindo que pessoas de baixa renda tenham acesso gratuito à primeira CNH.
Para mais noticias, acompanhe o Portal Sorocabanices.
- 
																	
										
																			Vagas de Emprego3 dias atrásWyda Embalagens está com vagas abertas para auxiliar limpeza e outras oportunidades em Sorocaba
 - 
																Blog3 dias atrás
Cadastre seu currículo na WYDA Embalagens Sorocaba
 - 
																	
										
																			Vagas de Emprego2 dias atrásPAT Municipal de Sorocaba oferece 116 vagas de emprego nesta segunda-feira (3)
 - 
																	
										
																			Vagas de Emprego22 horas atrásPrefeitura de Sorocaba realiza última edição do “Mutirão de Empregos” em 2025 no dia 25/11; inscreva-se
 - 
																	
										
																			Sorocaba e Região1 dia atrásJovem de Sorocaba morre após ser baleada na cabeça durante assalto em São Paulo
 - 
																	
										
																			Sorocaba e Região2 horas atrásPrefeitura de Sorocaba abre inscrições para 2ª etapa do crédito de R$ 50 em combustível para motoboys; inscreva-se
 - 
																	
										
																			Sorocaba e Região4 dias atrásSorocaba terá distribuição gratuita de macarronada durante o mês de novembro
 - 
																	
										
																			Sorocaba e Região7 dias atrásMulher é presa após furtar peças de picanha em supermercado na Avenida São Paulo, em Sorocaba
 

