Fale conosco

Sorocaba e Região

Sorocaba confirma primeiro caso de raiva em morcego em 2026; animal foi encontrado na zona oeste

Publicado há

em

Foto: Divulgação / Prefeitura de SorocabaSorocaba confirma primeiro caso de raiva em morcego em 2026; animal foi encontrado na zona oeste

A Prefeitura de Sorocaba confirmou, nesta terça-feira (20), o primeiro caso de raiva em morcego em 2026 no município. O animal foi localizado no dia 14 de janeiro, no bairro Jardim Tropical, na zona oeste de Sorocaba, interior de São Paulo.

Após a confirmação do caso, a Unidade de Vigilância em Zoonoses iniciou imediatamente as medidas de bloqueio sanitário. As equipes passaram a visitar imóveis em um raio de 500 metros do local onde o morcego foi encontrado.

Durante a ação, os agentes verificam a existência de possíveis abrigos de morcegos, apuram se pessoas ou outros animais tiveram contato com o animal infectado e conferem se cães e gatos estão com a vacinação antirrábica em dia. Também são fornecidas orientações à população e distribuídos folders informativos sobre raiva, hábitos dos morcegos e como agir ao encontrar um animal em situação anormal.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba reforça a importância da vacinação dos animais domésticos como principal forma de prevenção contra a raiva. A imunização pode ser realizada mediante agendamento telefônico, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, em dois postos fixos da Vigilância em Zoonoses.

Anúncio

Um dos postos está localizado na Avenida Itavuvu, nº 5.830, no Jardim Hebert de Souza, com atendimento pelo telefone (15) 3222-2484. O outro fica na Rua Nain, nº 57, no Jardim Betânia, pelo telefone (15) 3229-7333.

A raiva é uma doença grave e fatal, transmitida principalmente por mordidas ou contato com saliva de animais infectados. A orientação é não tocar em morcegos ou outros animais silvestres e acionar imediatamente os órgãos competentes em caso de suspeita.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas