Fale conosco

Brasil

Justiça bloqueia contas de 131 empresas ligadas ao “golpe da CNH suspensa” em SP

Vítimas recebiam mensagens falsas sobre suspensão de habilitação.

Publicado há

em

Foto: Imagem Ilustrativa

A Justiça de São Paulo determinou o bloqueio de contas bancárias de 131 empresas suspeitas de envolvimento em um golpe que enviava mensagens falsas para motoristas. As vítimas eram informadas, de forma enganosa, que suas carteiras de habilitação (CNH) estavam suspensas ou cassadas.

As mensagens, enviadas por WhatsApp, SMS e e-mail, alegavam problemas na CNH e direcionavam as pessoas a clicar em links para “regularizar” o documento. Os links levavam a sites falsos que imitavam o portal do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ou do governo federal.

Nesses sites fraudulentos, as vítimas inseriam dados pessoais e bancários, usados pelos criminosos para emitir boletos ou cobranças via PIX. Após o pagamento, o dinheiro era transferido para contas de empresas fantasmas ligadas ao golpe.

Desde o início do ano, a Polícia Civil de São Paulo já identificou e bloqueou 678 contas bancárias relacionadas a esse esquema. A investigação, conduzida pela 3ª Delegacia de Polícia de Combate à Lavagem de Dinheiro, continua em andamento.

Anúncio

Alerta do Detran-SP

Procurado pela Agência Brasil, o Detran-SP esclareceu que não envia notificações de suspensão ou cassação de CNH por redes sociais, e-mail ou SMS. Essas notificações são feitas exclusivamente por carta, que inclui um QR Code oficial para acesso ao portal do órgão.

O Detran-SP orienta os motoristas a:

  • Não acessar links enviados por meios não oficiais.
  • Denunciar mensagens suspeitas à Ouvidoria do Detran-SP ou ao canal FalaSP, do governo estadual.

Se precisar consultar informações sobre sua CNH, acesse apenas o site oficial do Detran-SP utilizando login com cadastro e senha pessoal.

Fonte: Agência Brasil

Para mais notícias do Brasil, acompanhe o Portal Sorocabanices.

Anúncio
author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas