Fale conosco

Sorocaba e Região

Mais de 1100 presos não retornam após saidinha de fim de ano em São Paulo; Região de Sorocaba registra 40 foragidos

Publicado há

em

Foto: Imagens geradas por inteligência artificial

O Estado de São Paulo registrou 1.131 presos que não retornaram às unidades prisionais após o término da saidinha de fim de ano, encerrada em 5 de janeiro de 2026. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) e se referem ao benefício concedido a detentos do regime semiaberto durante o período de Natal e Ano-Novo.

A saída temporária, prevista na Lei de Execução Penal, ocorreu entre 23 de dezembro de 2025 e 5 de janeiro de 2026. Cerca de 30 mil presos foram autorizados a deixar os presídios no estado. Aqueles que não retornaram dentro do prazo legal passaram a ser considerados foragidos da Justiça.

Região de Sorocaba soma 40 presos que não retornaram

Na Região Metropolitana de Sorocaba, no interior de São Paulo, 40 detentos não voltaram às unidades prisionais após o fim da saidinha, segundo levantamento da SAP. O número inclui presos de diferentes cidades da região.

Em Sorocaba, 14 presos não retornaram após a saída temporária. Já Itapetininga registrou 16 foragidos. Em Capela do Alto, foram 8 não retornos, enquanto Iperó contabilizou 2 presos que descumpriram o prazo de retorno.

Anúncio

Consequências para quem não retorna da saidinha

De acordo com as regras do sistema penitenciário paulista, o preso que não retorna após a saidinha perde automaticamente o direito ao regime semiaberto. Em caso de recaptura, ele passa a cumprir pena em regime fechado, além de sofrer outras sanções previstas em lei.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas