Fale conosco

Sorocaba e Região

PF aponta prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, como líder de esquema de corrupção na saúde

Publicado há

em

Foto: Reprodução

A Polícia Federal (PF) apontou o prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), como líder de uma organização criminosa e beneficiário de esquemas de corrupção envolvendo contratos na área da saúde pública. As informações foram divulgadas em reportagem da TV TEM nesta terça-feira (11).

Manga está afastado do cargo por 180 dias por determinação judicial, enquanto as investigações seguem em andamento.

Segundo o relatório da Polícia Federal, o esquema de corrupção teria sido articulado ainda em 2020, durante a primeira campanha eleitoral de Rodrigo Manga. A PF aponta contratação direta e ilegal da Organização Social Instituto de Atenção à Saúde e Educação (antiga Aceni) para administrar a UPA do Éden, zona norte de Sorocaba.

As investigações também identificaram indícios de manipulação de licitação na contratação da organização responsável pela gestão da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) da Zona Oeste, com o objetivo de eliminar concorrentes.

Anúncio

Mensagens interceptadas pela PF indicam a participação direta do então prefeito, citada em conversas enviadas pelo ex-secretário municipal Fausto Bossolo. Além dele, o ex-secretário da Saúde, Vinícius Rodrigues, também foi apontado por facilitar contratações diretas irregulares.

De acordo com a PF, o dinheiro desviado por meio dos contratos ilegais era lavado por meio de empresas e instituições ligadas à família do prefeito. Entre os alvos da investigação estão:

  • 2M Comunicação e Assessoria, de Sirlange Rodrigues Frate, esposa de Manga;
  • Sim Park Estacionamento Eireli, de Marco Silva Mott;
  • e a Igreja Cruzada dos Milagres dos Filhos de Deus, administrada por Josivaldo de Souza (cunhado de Manga) e Simone Rodrigues Frate Souza (irmã de Sirlange).

A Polícia Federal aponta que essas entidades teriam sido usadas para lavagem de dinheiro obtido com contratos públicos superfaturados e serviços fictícios de publicidade.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas