Fale conosco

Saúde

Casos de virose aumentam no litoral paulista após festas de fim de ano

Pacientes reclamam de hospitais lotados e falta de remédios.

Publicado há

em

Foto: Carlos Nogueira/Prefeitura de Santos

Turistas e moradores de cidades da Baixada Santista, no litoral paulista, têm enfrentado um aumento nos casos de virose após as festas de final de ano. Os principais sintomas relatados são vômito, dor abdominal e diarreia. Além disso, os hospitais estão lotados, e farmácias registram falta de medicamentos.

Praia Grande
Em Praia Grande, o prefeito Alberto Mourão informou que, em apenas 48 horas, 7 mil pessoas foram atendidas nos prontos-socorros da cidade, um aumento de 40% em relação ao mesmo período do ano passado. A Secretaria de Saúde explicou que o aumento está relacionado ao grande número de turistas, que chegou a 2 milhões na virada do ano. Apesar do crescimento nos atendimentos, não foi registrada situação de surto na cidade.

Santos
Em Santos, os casos de virose começaram a crescer em novembro, com 2.147 atendimentos no mês. Em dezembro, foram 2.264, e só nos dois primeiros dias de janeiro, 273 pessoas já buscaram ajuda médica. Segundo a prefeitura, o verão favorece o aumento de casos por causa das aglomerações, consumo de alimentos de procedência desconhecida e enchentes.

São Vicente e Guarujá
São Vicente registrou 1.754 atendimentos em dezembro, enquanto o Guarujá reforçou as equipes de saúde para reduzir o tempo de espera nos atendimentos. No Guarujá, a prefeitura também investiga possíveis vazamentos de esgoto na região da Enseada, que podem estar relacionados ao aumento dos casos.

Anúncio

Virose e cuidados
As viroses, causadas por vírus como adenovírus e rotavírus, afetam principalmente o sistema digestivo. Os sintomas incluem diarreia, febre, vômito e dores no corpo, geralmente durando de um a sete dias. Para tratar, é essencial hidratar-se e evitar alimentos gordurosos ou crus.

Para prevenir, recomenda-se:

  • Lavar as mãos regularmente.
  • Consumir alimentos de origem confiável.
  • Evitar praias impróprias para banho e ingestão de água de origem desconhecida.

Monitoramento das praias
Ontem (4), 38 das 175 praias monitoradas no estado estavam impróprias para banho, incluindo algumas em Praia Grande, Guarujá e Santos. A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) recomenda evitar o banho em praias com bandeira vermelha e até 24 horas após chuvas.

As autoridades seguem investigando as causas e monitorando a situação na região.

Fonte: Agência Brasil

Anúncio

Para mais notícias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas