Fale conosco

Mundo

Vírus “Metapneumovírus” causa surto de doença respirátoria na China

Vírus causa sintomas semelhantes aos do resfriado ou da gripe.

Publicado há

em

Foto: VCG

Cinco anos após o início da pandemia de Covid-19, a China está enfrentando um aumento nos casos de infecções respiratórias, o que tem levado à superlotação de hospitais e a medidas emergenciais. Segundo a imprensa estatal chinesa, o país registra um crescimento nos casos de metapneumovírus humano (HMPV).

Embora não tenha divulgado números específicos, o Instituto Nacional de Controle e Prevenção de Doenças Transmissíveis do CDC da China informou recentemente que o inverno chinês trouxe um aumento nas infecções respiratórias, incluindo o HMPV. Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) não classificou a situação como emergência, mas as autoridades chinesas intensificaram o monitoramento.

De acordo com a Televisão Central da China (CCTV), o governo lançou um programa piloto para rastrear casos de pneumonia de origem desconhecida. O objetivo é garantir que laboratórios e órgãos de saúde relatem e gerenciem os casos de forma mais eficiente.

O que é o HMPV?

O metapneumovírus humano (HMPV) é um vírus respiratório que causa sintomas semelhantes aos do resfriado ou da gripe, como tosse, congestão nasal, coriza, rouquidão e, em casos graves, dificuldade para respirar.

Anúncio

Embora as preocupações com o HMPV estejam em alta, o vírus não é novo. Ele foi identificado em 2001 e se transmite por gotículas respiratórias ou contato com superfícies contaminadas.

Diferenças entre o HMPV e o coronavírus

Diferentemente do coronavírus, o HMPV tende a causar casos graves principalmente em crianças pequenas e idosos. Durante a pandemia de Covid-19, idosos e pessoas com doenças cardiovasculares ou imunidade comprometida foram os mais afetados.

Outra diferença importante é que o HMPV não infecta animais, o que reduz o risco de mutações que poderiam gerar formas mais graves ou difíceis de controlar.

Por enquanto, ainda não há vacinas ou tratamentos específicos para o HMPV, segundo especialistas em infectologia.

Anúncio

Para mais notícias, acompanhe o Portal Sorocabanices.

author avatar
Redação
Continue Lendo
Anúncio
Clique aqui para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais vistas