Vereador quer lâmpadas de Led em espaços públicos e prédios municipais de Sorocaba

Fernando Dini defende a implantação de lâmpadas LED na iluminação dos espaços públicos e prédios municipais

O vereador salienta que a medida, além de tornar mais eficaz a iluminação pública, também representa um ganho ambiental e maior segurança à população.

A implantação de lâmpadas LED de todo o sistema de iluminação dos espaços públicos e dos prédios municipais de Sorocaba está sendo reivindicada pelo vereador Fernando Dini (MDB) ao Executivo, através de indicação na Casa, bem como por meio de requerimentos em que cobra melhorias em determinados pontos da cidade.

Fernando Dini

Para o vereador, além da redução de custos para o município, a implantação de lâmpadas de LED (diodo emissor de luz, na sigla em inglês) também representa um ganho ambiental e segurança à população.

“As lâmpadas de LED são muito mais econômicas e bem menos ofensivas para o meio ambiente do que os sistemas tradicionais, apresentando menor consumo de energia, maior eficiência energética, baixo custo de manutenção, alta luminosidade e maior vida útil das lâmpadas, além da utilização de materiais facilmente reutilizáveis”, afirma Fernando Dini, acrescentando que, de acordo com os especialistas no assunto, as lâmpadas que funcionam à base de vapor de sódio e mercúrio são altamente nocivas para o meio ambiente.

Para Fernando Dini, uma iluminação pública de boa qualidade é essencial para a vida urbana, que tem uma movimentação noturna quase tão intensa quanto durante o dia. “Muitas pessoas trabalham ou estudam à noite e precisam de ruas bem iluminadas, por razões de segurança. Da mesma forma, os próprios municipais não podem ser um ponto de escuridão ou penumbra no espaço urbano, pois podem atrair malfeitores, levando insegurança para quem passa por perto. Por isso, estamos pedindo que sejam bem iluminados, com lâmpadas de LED, que representam um avanço tecnológico”, salienta o parlamentar.