Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Sorocaba terá 20 novos leitos Covid-19 até sexta e trabalha para contratar mais 10

Sorocaba contará com mais 30 leitos de enfermaria para o enfrentamento à Covid-19

Até a próxima sexta-feira, 20 leitos serão contratualizados junto ao Hospital Santa Lucinda por meio de assinatura de convênio. A disponibilização dos outros 10 está sendo analisada pela equipe de gestão da Secretaria da Saúde (SES), podendo ser deliberada nos próximos dias, ainda sem local definido.

A Prefeitura está trabalhando para que nenhum munícipe que precise de atendimento por conta da Covid fique desassistido. A Secretaria da Saúde lembra que a partir de outubro, quando o Estado mudou para a fase verde do Plano São Paulo, muitos leitos Covid foram desativados pelo governo estadual e houve mais recentemente um crescimento no número de casos da doença, o que fez com que houvesse um aumento no percentual de ocupação de leitos no município.

Para essa nova contratação de leitos, a SES consultou todos os potenciais prestadores do terceiro setor do município, entre eles, Santa Casa, Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Hospital Santa Lucinda e Hospital Evangélico e apresentou a proposta de convênio. Apenas o Santa Lucinda respondeu à consulta, mas informou que a capacidade instalada da unidade de saúde neste momento é de disponibilização de 20 leitos.

Continue lendo após o anúncio

Os leitos propostos são de enfermaria clínica de baixa e média complexidade e o investimento no hospital será de R$ 737,59/dia/leito, o que gera um total mensal de R$ 442.554,00. O recurso é proveniente de verba específica para o tratamento da doença, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

O aumento na ocupação dos leitos Covid

Pelo menos dois fatores têm colaborado para o aumento do percentual de ocupação de leitos na cidade. Um é o fato de a população, principalmente os mais jovens terem relaxado no processo de segurança para se evitar a transmissão viral. A ocorrência de eventos que reúnem muitas pessoas facilita a disseminação da doença. Outro fator que contribuiu para o aumento na ocupação é a desativação, pelo governo de São Paulo, dos leitos de enfermaria e de UTI Covid, em todos os municípios paulistas.

Com esse corte, Sorocaba perdeu 8 UTI´s do Conjunto Hospitalar (havia 20) e 15 do Hospital Adib Jatene. As duas unidades de saúde que atendem a quase 50 cidades da região, contam agora com apenas 20 leitos de UTI para os casos mais graves e outros 13 leitos de enfermaria Covid.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio