Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Sorocaba ganha sua primeira usina de energia solar; um avanço para cidade

Sorocaba ganha sua primeira usina de energia solar com ponto de recarga para carros elétricos que utiliza energia limpa

O bairro Campolim, em Sorocaba, acaba de receber uma usina de energia solar fotovoltaica que vai gerar, em média, cerca de 7.200 kWh (Quilowatt-hora) por mês. Para se ter uma ideia, esse montante é capaz de abastecer, mensalmente, de 28 a 30 residências. A usina contará também com o primeiro charging point para carros elétricos alimentado com a energia solar gerada pelas placas fotovoltaicas, de Sorocaba. O processo é devidamente regulamentado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A usina será inaugurada no próximo dia 25/7, quinta-feira, às 9h no Espaço Planeta (foto), na Avenida Professora Izoraida Marques Peres, 1.150. A iniciativa é da Construtora Planeta, que contratou a empresa ForGreen para executar o projeto. O lançamento da usina conta com apoio da Nordic Volvo que, durante o evento de inauguração, fará uma demonstração com carros elétricos do uso da tomada de recarga de veículos.

A usina

Continue lendo após o anúncio

O Espaço Planeta ganhou uma cobertura de estacionamento composta por painéis fotovoltaicos que, além de abrigar os veículos estacionados e protegê-los do sol e da chuva, vão gerar energia solar. Também recebeu painéis fotovoltaicos o telhado do apartamento modelo decorado do empreendimento Vermont View, da Construtora Planeta, no Campolim.

A solução funciona da seguinte maneira: os painéis fotovoltaicos convertem a luz solar em energia elétrica. Ao receber essa energia, o sistema adequa a tensão e a corrente para que ela seja utilizada nos imóveis. Essa energia será usada durante o dia no Espaço Planeta e seu excedente – a quantidade não utilizada – será enviado à rede de distribuição elétrica da cidade, que a destinará instantaneamente a outras unidades consumidoras como casas, condomínios, repartições públicas, empresas e comércios.

A energia gerada pela usina do Espaço Planeta e cedida à rede elétrica local é compensada em forma de créditos para abater o consumo da conta de luz. Esses créditos serão usados em parte para abater o consumo local quando não houver geração à noite, por exemplo. E ainda haverá uma parcela que será destinada aos escritórios administrativos da construtora, em outro endereço.

A geração de energia por meio de tecnologia fotovoltaica tem ganhado cada vez mais espaço. O sol, sobretudo em nosso país, é uma fonte de energia alternativa bastante eficaz e confiável, pois sua incidência é alta em praticamente todas as regiões. Ao contrário de países como Inglaterra e Irlanda, por exemplo, cujo clima é predominantemente frio e nebuloso, o Brasil goza de dias ensolarados quase o ano todo, com oscilações climáticas pontuais.

Continue lendo após o anúncio

O processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global. A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis como a hidráulica, por exemplo, pois não requer áreas de alagamento como as hidrelétricas, podendo ser construída junto à unidade consumidora. A vantagem desta solução é tamanha que o Ministério do Meio Ambiente tem desenvolvido diversos projetos para suprir demandas energéticas de comunidades rurais e isoladas no país.

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio