Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Sorocaba está com 16 suspeitas de Coronavírus e quase 700 casos confirmados de dengue

Sorocaba confirmou que está com 16 casos suspeitos de Coronavírus e quase 700 casos confirmados de dengue

Atualmente, Sorocaba possui 16 casos suspeitos de coronavírus (COVID-19). Tratam-se de moradores de Sorocaba, 11 mulheres e 5 homens. Do número total de suspeitos, 13 possuem histórico de viagem a países com circulação do vírus e 3 tiveram contato com suspeitos da doença. O primeiro caso suspeito em Sorocaba foi registrado no dia 26 de fevereiro. Até o momento, 6 notificações de suspeitas foram descartadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), órgão estadual responsável pelos exames da doença.

Ainda não há previsão do resultado, mas assim que concluído, será divulgado a toda imprensa. Vale ressaltar que os suspeitos estão sendo monitorados diariamente pela Vigilância Epidemiológica até o resultado dos exames.

Os suspeitos foram atendidos em Unidades de Pronto Atendimento e hospitais de Sorocaba, locais onde foram respeitados todos os critérios de higiene/etiqueta respiratória. Todos os suspeitos encontram-se bem e mantidos em isolamento domiciliar. As amostras para exames já foram coletadas e enviadas ao Instituto Adolf Lutz (IAL). As famílias dos pacientes foram orientadas sobre as medidas preventivas de contato.

Continue lendo após o anúncio

Reafirmando as palavras da prefeita Jaqueline Coutinho, o secretário da Saúde, Ademir Watanabe, destaca que neste momento não há motivo para pânico e nem orientação para cancelamento de eventos na cidade. “Já possuímos um plano de contingência para enfrentamento do coronavírus caso a doença seja confirmada na cidade. Além disso, nos reunimos frequentemente com os estabelecimentos de saúde, públicos e privados, para atualizar os fluxos de atendimento, apresentar a situação epidemiológica local e estreitar relações com o objetivo de melhorar a assistência prestada”, ressalta.

No dia 26 de fevereiro, a Vigilância Epidemiológica Municipal elaborou o Fluxo de Atendimento para casos suspeitos de COVID-19, nomenclatura utilizada aos casos de doença respiratória causadas pelo novo coronavírus (SARS-CoV-19) identificado na China em 2019, seguindo normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP (CVE-SP). Todas as unidades de atendimento à saúde receberam o documento, com orientação de como proceder frente aos casos suspeitos.

Neste momento são considerados como suspeitos pacientes procedentes de países com transmissão local estabelecida que apresentem febre e sintomas respiratórios em até 14 dias após o retorno. Familiares ou pessoas com contato próximo aos casos suspeitos e que apresentem febre e sintomas respiratórios deverão também ser notificados e testados para o SARS-CoV-19.

Sorocaba soma 643 casos confirmados de dengue

A Secretaria da Saúde (SES) divulgou nesta segunda-feira (09) o Boletim Epidemiológico nº 6. O documento elaborado e emitido pela Vigilância em Saúde do município traz dados referentes aos casos de arboviroses (dengue, chikungunya, zika e febre amarela) e coronavírus. Sorocaba já soma 643 casos confirmados de dengue.

Continue lendo após o anúncio

De acordo com a SES, Sorocaba registrou 643 casos confirmados de dengue (551 autóctones, 73 importados e 19 indeterminados), 7 de chikungunya (5 autóctones e 2 importados). Nenhum caso de zika e febre amarela foi registrado. No Boletim anterior, divulgado no dia 2 de março, haviam 494 casos confirmados de dengue.

A taxa de confirmação entre os suspeitos é de 16,8%. Foi isolado o sorotipo DENV2 em um dos casos confirmados de 2020, o mesmo que circulou em 2019. As áreas com maior número de casos de casos estão na região Oeste do município, em especial em bairros da área de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Rodrigo e São Bento.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio