Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Sorocaba em alerta: Queimadas são um sério risco à saúde pública

Um grande incêndio atingiu na quarta-feira (11) a vegetação nativa de uma área localizada ao lado da E.M. “Profª Inês Rodrigues Cesarotti”, no Jardim Bonsucesso, na Zona Norte de Sorocaba. A fumaça levada pelo vento invadiu as dependências da escola e cerca de 30 pessoas, entre crianças e adultos, foram medicadas no local, além de dez pessoas encaminhadas a unidades de urgência e emergência, após apresentarem dificuldades respiratórias devido à inalação da fumaça. O fato é um alerta a toda a população a respeito do risco à saúde pública ocasionado pelas queimadas, principalmente nesta época de estiagem.

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES), há um aumento de 30% nas unidades da rede em razão de doenças respiratórias nesta época de tempo seco. “A fumaça que a gente inala acaba irritando toda a via respiratória e quanto estamos muito próximos à queimada existe risco inclusive de envenenamento por essa fumaça e até morte”, enfatiza o médico Lúcio Neves, gestor técnico da Secretaria da Saúde. Felizmente, todas as vítimas da fumaça do incêndio foram liberadas.

As queimadas trazem danos à saúde e ao meio ambiente, pois a fumaça e a fuligem podem provocar doenças respiratórias graves, comprometendo, principalmente quem sofre de asma e de bronquite. Outro risco está na queima ilegal de lixo, quando são lançados na atmosfera, os compostos tóxicos que podem provocar severas irritações às vias respiratórias. Além disso, a queima de qualquer material combustível produz o gás carbônico, que é principal responsável pelas alterações climáticas do planeta, ocasionando fragilidade na atmosfera.

Continue lendo após o anúncio

O fato causou um grande susto em toda a comunidade. Logo no início da ocorrência, o Samu enviou quatro ambulâncias para prestar os primeiros socorros às crianças e funcionários da escola. Médicos e profissionais de enfermagem das UBSs Vitória Régia, Ulysses Guimarães e ‘Acamados’ também participaram da ação.

A queimada também mobilizou Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Patrulha Ambiental e Guarda Civil Municipal (GCM). Um ônibus também foi disponibilizado pela Urbes para ficar de prontidão, caso houvesse a necessidade evacuação rápida da escola. Na ocasião, a prefeita Jaqueline Coutinho e os secretários Wanderlei Acca, da Educação, e Marcos Mariano, da Segurança e Defesa Civil, estiveram no local acompanhando a ocorrência, comandando ações e conversando com familiares das crianças e servidores da escola.

De acordo com a Defesa Civil, um Registro de Ocorrência foi aberto e será encaminhado à Polícia Civil para que as causas do incêndio possam ser investigadas pelas autoridades competentes.

 
Como a população pode ajudar

Continue lendo após o anúncio

A Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) orienta o cidadão que, ao presenciar uma queimada, ligue para o telefone 193 para que o Corpo de Bombeiros atue no combate ao fogo. Já denúncias para fiscalização devem ser feitas pelo telefone 156 (Prefeitura de Sorocaba). A prática é criminosa e a multa pode chegar em até R$ 3.030,00, conforme a lei municipal nº 10.151, de 27 de junho de 2012.

As pessoas também podem contribuir não ateando fogo em mato, lixos e folhas; descartando corretamente lixo, entulhos de construção, restos de poda e folhas secas; não jogando bituca de cigarro nas vias públicas; e orientando parentes, amigos e vizinhos sobre os problemas da queimada. Além disso, é muito importante os terrenos sejam mantidos limpos pelos proprietários.

Fonte: Agência Sorocaba

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio