Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

SAAE alerta que abastecimento de água em pontos altos de Sorocaba está prejudicado

Saae anuncia que zonas altas da cidade estão com o abastecimento prejudicado.

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba está registrando novamente em seus gráficos um consumo exagerado de água por parte da população, que está apontando entre 40% e 50% além daquele considerado normal para a cidade. Como consequência desse comportamento, a autarquia divulgou nesta sexta-feira (02) que encontra dificuldades para fazer a distribuição nas zonas altas da cidade como um todo, devido à diminuição da pressão dinâmica provocada pelo alto consumo de água.

Atualmente, Sorocaba possui um total de 66 reservatórios distribuídos pela cidade, que juntos somam 105 milhões de litros de água. O desequilíbrio devido ao alto consumo está ocorrendo no sistema abastecido pela ETA Cerrado e não na região que passa pelo rodízio, compreendida pelo Éden/Zona Industrial, Aparecidinha e Cajuru.

Todo o processo de produção de água tratada, reservação e distribuição está sendo controlado por meio do sistema de telemetria da autarquia, que consegue operar pressões, entradas e saídas de água à distância e em tempo real, mas chega em alguns momentos em que o a pressão fica tão baixa, devido ao alto consumo, que o sistema não consegue suprir a demanda da população.

Continue lendo após o anúncio

Recuperação e temperaturas mais baixas

Desta forma, é fundamental que a população volte a colaborar e passe a fazer uso da água com consciência, lembrando que o que está sendo desperdiçado neste momento vai contribuir para que haja interrupção do abastecimento no instante seguinte.

A expectativa da direção e corpo técnico da autarquia é que haja a recuperação do sistema entre a noite desta sexta-feira e a madrugada do sábado, visto que também está prevista a diminuição das temperaturas neste final de semana.

Capacidade total e ETA Vitória

Também de acordo com os gráficos da autarquia, a produção de água tratada, neste momento, está ocorrendo em sua capacidade máxima. Para um futuro próximo, até o final deste ano, situações como a que a cidade enfrenta neste momento serão minimizadas ou eliminadas, com a entrada em operação do novo sistema produtor de água tratada, a ETA Vitória Régia, que se encontra em fase final de obras, e que vai possibilitar a produção e distribuição de mais 750 litros de água por segundo para Sorocaba.

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio