Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Romaria de Aparecidinha acontece nesse domingo em Sorocaba com apoio especial da prefeitura

A caminhada de fé e devoção acontece neste domingo partindo da Catedral Metropolitana

A tradicional Romaria de Aparecidinha – que está em sua 121ª edição -, e será realizada neste domingo (14), terá novamente apoio especial montado pela Prefeitura de Sorocaba por meio de várias secretarias municipais. Os 16km de caminhada de fé e devoção entre o centro de Sorocaba e o bairro marcam o retorno da imagem de Nossa Senhora Aparecida da Catedral Metropolitana ao seu Santuário, no bairro de Aparecidinha (Zona Leste), atraindo milhares de fiéis de Sorocaba e de outras cidades da região. Realizada pela Arquidiocese de Sorocaba, a Romaria de Aparecidinha está inserida no Calendário Turístico do Estado (Lei Nº 13.860, de 09 de dezembro de 2009).

O início da romaria acontece às 5h, com a celebração de uma missa campal na Praça Coronel Fernando Prestes (Centro) pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, Dom Júlio Endi Akamine, acompanhado dos padres Tadeu Rocha Moraes e Carlos Alexandre da Silva. Em seguida, a imagem da padroeira é levada em um andor à Santa Casa de Misericórdia, na Avenida São Paulo, onde haverá a benção aos enfermos. Com previsão de chegada às 11h, uma nova missa deve acontecer também com celebração do arcebispo no Santuário novo. Outras duas missas também serão realizadas ao longo do dia: uma às 12h e outra às 17h no Santuário antigo (Largo José Antônio da Silva, s/n).

Continue lendo após o anúncio

Como ocorreu nos dois últimos anos, a Prefeitura de Sorocaba está dando apoio à Romaria. A Secretaria de Gabinete Central (SGC), por meio da Ouvidoria Geral do Município, esteve no processo de organização dos trabalhos envolvendo secretarias e autarquias municipais no apoio ao evento, como a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) que realizou esta semana a poda das árvores das praças do bairro Aparecidinha, além da roçagem na avenida Três de Março, estrada por onde passam os romeiros.

Já a Secretaria de Conservação, Serviços Públicos e Obras (Serpo) fez o patrolamento da rua Seiko Murakami e da avenida Três de Maio, além da capinação de guias e sarjetas nas principais vias, operação tapa buraco, manutenção dos pisos de paralelepípedos do bairro, remoção de gradis nas vias que terão a circulação de transporte alterado e intensificação da limpeza do banheiro do Cemitério Municipal Aparecidinha.

A Secretaria de Saneamento (Sesan), por sua vez, disponibilizará mais 30 contêineres colocados em pontos estratégicos ao longo do trajeto da romaria, assim como serviços de varrição e de coleta de lixo. O Saae-Sorocaba fará a distribuição de tinas com água potável aos romeiros.

A Secretaria da Saúde (SES) também participa do evento colocando à disposição uma ambulância UTI, com aparelhamento completo, contando com um médico, uma enfermeira e um técnico de enfermagem na equipe de socorro, enquanto a Secretaria de Segurança e Defesa Civil (Sesdec) também estará no local, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), que fará a segurança com viaturas ao longo do percurso.

Continue lendo após o anúncio

Ônibus extras

A Urbes – Trânsito e Transporte também implantará esquema especial para atender os usuários do Transporte Coletivo que participarem da romaria e das celebrações em Aparecidinha. Conforme observado na demanda de anos anteriores, serão criadas viagens extras partindo do bairro para o Terminal Santo Antônio, nas linhas 28 – Mineirão, às 4h20 e 5h10, 46 – Paineiras, às 5h18, 55 – Rodrigo, às 4h, 58 – Vitória Régia, às 4h, e 62 – São Bento, às 4h50 e às 5h50 e 81 – Altos do Ipanema/Carandá, partindo da Rua 02 no Altos do Ipanema às 4h e, posteriormente, atendendo ao Residencial Carandá.

Com partida do ponto final para o Terminal São Paulo serão criadas viagens na linha 31 – Cajuru, às 4h20, e na linha 30 – Brigadeiro Tobias, às 4h30. Para auxiliar os devotos que residem no bairro Aparecidinha, serão inseridas duas partidas da Linha 48 – Aparecidinha, às 4h, para o Terminal Santo Antônio. A linha 38 – Aparecidinha/via Éden também irá operar com Tabela Especial, ofertando intervalos de 70 minutos até as 16h50. Logo no início da procissão, as linhas que percorrem Av. São Paulo, Av. Nogueira Padilha, R. Newton Prado, Padre Madureira e Av. Carlos Reinaldo Mendes terão desvios temporários para a passagem dos fiéis.

Do Terminal Santo Antônio, plataforma P.05, Ponto “Q”, partirão carros extras para o evento, seguindo via Avenida Dom Aguirre (onde não haverá pontos de parada) para o evento. Os desembarques no bairro ocorrerão na Rua do Terço (Praça Prof. João Oscar Mascarenhas), ponto este que os usuários deverão utilizar para retornar ao Terminal Santo Antônio.

A linha 48 – Aparecidinha/Castelinho, devido à impossibilidade de cumprimento de itinerário dentro do bairro Aparecidinha, deverá atender a Rua do Terço (em ambos os sentidos) e realizar ponto final na Av. Antônio de Souza Neto (Presídio).

Continue lendo após o anúncio

A linha 33 – Mato Dentro, vai operar com desvios, influenciados pela procissão, devendo atender as proximidades do Jd. Josane.
Já a linha 304 – Interbairros IV, irá operar pela Rodovia Celso Charuri em ambos os sentidos (de Brigadeiro Tobias para o Éden e vice-versa.

Linha especial

Excepcionalmente no domingo (08) os bairros Jardim Josane, Jd. Amato e Jd. Nikkey serão atendidos por uma Linha Especial denominada “Aparecidinha/via Av. Três de Março” ligando os referidos bairros ao Terminal Santo Antônio. Os horários serão:

Ponto Final / Terminal Sto. Antônio
12h 11h
14h 13h
16h 15h
18h 17h
20h 19h
22h 21h
24h 23h

(Comunicação Urbes)

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio