Conecte-se com a gente!

E aí, o que você está procurando?

Região da Vila Haro será contemplada no Mutirão de Castração de cães e gatos

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), realizará mais uma etapa do Mutirão de Castração de cães e gatos. Desta vez, 12 bairros da região da Vila Haro serão contemplados. As inscrições gratuitas deverão ser feitas na próxima semana, de 23 a 25 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na sede dos Escoteiros Santana, localizada na rua Pedro José Senger, 1.396, na Vila Haro.

O objetivo da Sema é reduzir a população de animais abandonados e prevenir doenças, assim como promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos. Segundo dados estatísticos de 2013, Sorocaba tem aproximadamente 200 mil cães e gatos.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

Continue lendo após o anúncio

Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde. O microchip ainda vai possibilitar a formação de um banco de dados para futuramente nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

De acordo com a Sema, o mutirão contemplará os seguintes bairros: Vila Haro, Jardim Cruzeiro do Sul, Jardim Gramados de Sorocaba, Jardim Gonçalves, Jardim das Estrelas, Jardim Ipê, Jardim Moncayo, Jardim Piratininga, Parque Três Meninos, Vila Arruda, Vila Mencacci e Vila Santa Tereza.

No dia da inscrição, o morador interessado em castrar seus animais de estimação deve levar à sede dos escoteiros RG, CPF e um comprovante de residência (atual) em seu nome. As vagas são limitadas.
Cuidados para castrar os animais

As cirurgias ocorrerão nos dias 30 e 31 de outubro na sede dos Escoteiros Santana. Para o procedimento, as pessoas deverão tomar alguns cuidados com seus cães e gatos. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de seis horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia, tanto a antirrábica como a ‘V8’.

Continue lendo após o anúncio

Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com bastante segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.

Fonte

Continue lendo após o anúncio

Leia Também:

Faz parte de minha profissão visitar bares e restaurantes, o que, na maior parte das vezes, é um grande barato. Uma das minhas diversões...

Nos do grupo Sorocabanices, resolvemos criar um grupo de auto ajuda, onde os membros poderão postar fotos de pessoas e animais desaparecidos, documentos perdidos...

Um caso chocou o Brasil na última terça-feira (19). Uma mulher foi presa após agredir e raspar a cabeça da filha de 13 anos....

Uma forte chuva atingiu Ilha Comprida, litoral de SP, mais conhecida pelos sorocabanos como praia do “Oi”. Mais de 150 mulheres de Sorocaba que...

Anúncio