Que lindinho! Veado- Catingueiro nasce e é o novo morador do zoo de Sorocaba

O filhote de veado-Catingueiro nasceu no último dia 26 e é o mais novo morador do zoo de Sorocaba

É com enorme alegria que o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” anuncia seu mais novo integrante, o filhote de Veado-catingueiro, que nasceu no dia 26 de março, em Sorocaba.

O macho da espécie Mazama gouazoubira está em excelente estado de saúde, correndo e pulando ao lado dos pais.

Poucos sabem disso, mas, no Brasil, são conhecidas oito espécies de cervídeos, que, em ordem decrescente de tamanho, são: o Cervo-do-pantanal, o Veado-campeiro, o Veado-galheiro, o Veado-catingueiro, o Veado-roxo, o Veado-mateiro, o Veado-vermelho e o Veado-poca. Tal fato comprova a biodiversidade brasileira e a importância de preservar a nossa fauna.

Confira algumas fotos

O Veado-catingueiro é um cervídeo de pequeno porte de coloração uniforme, variando do marrom-avermelhado ao cinza-escuro, pesando, em média, 18 quilos e os machos possuem chifres não ramificados. Os filhotes nascem com pintas e listras brancas ao longo do corpo, essencial na arte da camuflagem.

A espécie é natural da região de Sorocaba e de difícil visualização. Ela sofre forte ameaça à sobrevivência na natureza, devido ao crescimento das cidades, acidentes em rodovias e caça ilegal. “Em tempos difíceis, o nascimento de animais silvestres no nosso querido Zoológico de Sorocaba reflete a esperança de dias melhores. Assim que o Zoológico puder reabrir com toda segurança, será possível uma visita para conhecer o novo morador”, observa o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Antônio Prieto Neto.