Projeto “Cotidiano dos Bebês” evidencia a importância das atividades desenvolvidas na primeiríssima infância

Coordenadora da Educação Infantil de 0 a 3 anos da Escola Portal, Gisele Puccetti Rodrigues Lombardi, fala sobre as propostas pedagógicas para a formação da criança a partir do Berçário

Um bebê que frequenta o Berçário está aprendendo ou apenas recebendo cuidados básicos? É possível dar início ao processo de desenvolvimento cognitivo e emocional da criança já nessa fase?

O projeto “Cotidiano dos Bebês”, desenvolvido pelo Berçário da Escola Portal, surgiu para evidenciar a importância das atividades pedagógicas desenvolvidas desde a primeiríssima infância. Por meio dessa ação, a escola amplia o conceito de educação e derruba um estigma do papel das instituições de ensino na formação dos bebês. “Muitas pessoas ainda têm a ideia de que o Berçário é um local onde a criança vai receber os devidos cuidados com alimentação, higiene e sono.

Mas, as propostas do Berçário da Escola Portal vão muito além disso, priorizando o desenvolvimento subjetivo de cada um”, relata Gisele Puccetti Rodrigues Lombardi, coordenadora da Educação Infantil de 0 a 3 anos.

Por meio de propostas variadas, como leitura, música, interação com a natureza, expressão artística, dentre outras, a aprendizagem dos bebês acontece naturalmente em meio a uma metodologia que valoriza a experiência, conforme aponta a coordenadora. “Os desenhos e os rabiscos, por exemplo, são muito importantes para o desenvolvimento da escrita, sendo a primeira forma de manifestação dessa habilidade na criança. Então, essa atividade tem que ser incentivada de maneira adequada e prazerosa já no Berçário, para que, lá na frente, as crianças tenham as condições necessárias para desempenhá-la”.

A hora da alimentação dos bebês, mais do que uma necessidade primária, se torna também um momento de aprendizado. Todo o cardápio do Berçário é planejado por uma nutricionista, trazendo grande variedade de alimentos, para que a criança possa experienciar sabores variados e diferentes texturas.

Brincadeiras com água e outros elementos próprios completam esses momentos, estimulando também as experiências sensoriais do bebê.
Ainda, o ambiente “Toca da Raposa” é um amplo espaço natural que estimula descobertas e permite a liberdade de movimentos, proporcionando aos pequenos novas maneiras de se relacionarem e conectarem com a natureza, onde os elementos naturais são os próprios brinquedos.

“Todas as atividades são oportunidades de aprendizado e descoberta no Berçário, em que as crianças aprendem de maneira espontânea e prazerosa, brincando”, resume a coordenadora Gisele.

Para acompanhar o projeto “Cotidiano dos Bebês” da Escola Portal, basta acessar as redes sociais: Instagram (@escola.portal) e Facebook (/Escola.Portal) e conferir os posts semanais.

Mais informações podem ser encontradas no site. A Escola Portal fica localizada na Rua Romeu do Nascimento, 777, no Jardim Portal da Colina.

Marcações: