Polícia Civil de Sorocaba prende suspeitos de golpes com falsas pesquisas sobre a Covid-19

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic), deflagrou na madrugada desta segunda-feira, 13/9, a operação denominada de “Ripley”, visando a prisão de criminosos com falsas pesquisas sobre a COVID 19.

Conforme apurado ao longo das investigações, os integrantes da associação criminosa passavam-se por servidores do Ministério da Saúde, ligavam para as pessoas e simulavam que estavam realizando pesquisas sobre a sobre a doença. No entanto, eles buscavam mesmo informações para “clonar” o aplicativo de WhatsApp das vítimas.

Após conseguirem a lista de contatos do Whatsapp das pessoas, os criminosos mudavam a dinâmica dos golpes e, se passando pelas vítimas, solicitavam empréstimos a familiares e amigos. Os policiais civis da DEIC Sorocaba conseguiram desarticular tanto o núcleo operacional, como o núcleo financeiro da associação criminosa.

Nesta manhã cinco pessoas foram presas no bairro de Itaquera, em São Paulo, Capital. Foram cumpridos ainda doze mandados de busca e apreensão e diversos dispositivos eletrônicos e comprovantes das fraudes apreendidos.