BOA NOTÍCIA! Zoológico de Sorocaba reabre para o público na próxima semana

O Zoológico Municipal de Sorocaba “Quinzinho de Barros” voltará a abrir as portas ao público na próxima terça-feira (27)

A reabertura será possível após o anúncio do Governo do Estado de São Paulo, que autorizou o funcionamento de parques e serviços por conta da Fase de Transição do Plano São Paulo.

O zoológico de Sorocaba seguirá todas as normas de segurança e protocolos sanitários e o número de visitantes será limitado em 25% da capacidade do espaço. O parque está localizado na rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3227.5454.

Mas enquanto o zoológico ficou fechado para o público, o trabalho não parou! A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), realizou, no último dia 31 de março, a soltura de mais 30 animais silvestres na Floresta Nacional de Ipanema, após receberem todos os cuidados no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.

Foram devolvidos à natureza um Gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus), duas Cascavéis (Crotalus durissus), uma Coruja-de-orelha (Asio clamator), uma Coruja-buraqueira (Athene cunicularia) e 25 Periquitões-maracanãs (Psittacara leucophtalma).

Esse é um dos trabalhos realizados pela equipe do Zoo e já é a quarta ação de soltura somente neste ano. De forma voluntária, os profissionais do “Quinzinho de Barros” atuam com esses animais que chegam machucados e, muitas vezes, correm risco de morte, sejam resgatados por meio da Polícia Ambiental ou do Corpo de Bombeiros, cumprindo uma das principais funções do zoológico, que é a preservação das espécies. Lá, os animais recebem todos os cuidados e tratamentos necessários da equipe técnica do Zoo, antes de retornarem à vida livre.

Como funciona

A Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade informa que o Zoo recebe animais feridos ou com risco de morte por inúmeros motivos, além de filhotes que, por alguma razão, ficaram órfãos e necessitam de cuidados especiais. A recuperação desses animais demanda tempo e dedicação da equipe técnica.

Já, a decisão de realizar a soltura ocorre após uma avaliação criteriosa do corpo técnico do Zoo, em que são ponderados alguns aspectos, como a boa saúde dos animais, a espécie ser da região de Sorocaba, a fácil adaptação ecológica a diferentes ambientes, local de soltura seguro, entre outros. Todas as solturas são autorizadas pela Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima), órgão responsável pela gestão da fauna silvestre no Estado de São Paulo.

O Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” é considerado um dos mais completos da América Latina e classificado no Ibama na categoria A, que é a mais elevada existente. Além do lazer para o público, o parque desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

%d blogueiros gostam disto: