Vereador em Sorocaba quer incluir servidores do SAAE como prioridade na vacinação

Salatiel Hergesel defende inclusão de servidores do Saae entre grupos prioritários para vacinação contra Covid-19

O vereador observa que esses servidores estão sujeitos a contaminação e defende que a medida se estenda a outros servidores de áreas essenciais.

O vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT) defende a inclusão dos servidores que atuam no sistema de tratamento de esgoto e abastecimento de água, bem como os que atuam em atividades e serviços públicos considerados essenciais, entre os grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19. Por meio de requerimento apresentado na Câmara Municipal, que deve entrar no expediente da sessão desta quarta-feira, 14, o parlamentar solicita ao Executivo que tome a providência solicitada, no sentido de contemplar essas categorias com a vacinação.

“Os servidores do Saae estão diariamente expostos a uma série de perigos de contaminação para cuidar da água que chega em nossas torneiras, já que muitas manutenções requerem o manuseio e contato com esgoto doméstico, e por serem trabalhadores que atuam de forma essencialmente presencial, também estão mais vulneráveis à Covid-19”, afirma o parlamentar, enfatizando que o pedido para esses trabalhadores sejam considerados grupos prioritários é uma reivindicação do próprio Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sorocaba.

Vereador Prof. Salatiel Hergesel (PDT)

Em seu requerimento, Salatiel Hergesel afirma que diversas pesquisas científicas internacionais sobre o coronavírus constataram que ele tem o poder de se alojar não apenas no pulmão, mas também no trato gastrointestinal de seu hospedeiro, o que levou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto da Universidade Federal de Minas Gerais a identificar a presença do vírus nas águas de esgoto.

Prof. Salatiel Hergesel acrescenta que o vírus também foi detectado em amostras de esgoto do aeroporto de Schiphol, na Holanda, e nas Estações de Tratamento de Esgoto das cidades de Kaatsheuvel e de Tilburg, também nos Países Baixos. Diante disso, o vereador reforça a necessidade de equipamentos de proteção individual (EPI) para esses trabalhadores, bem como para os trabalhadores do transporte urbano, que ele também defende que sejam incluídos entre os grupos prioritários para vacinação.

%d blogueiros gostam disto: