08/03/2021

Sorocaba terá mais vagas de embarque e desembarque para motoristas de app

3 min read

Sorocaba terá mais vagas de embarque e desembarque para motoristas por aplicativos

Projeto da Urbes está em fase de elaboração e deverá ser implantado em fevereiro.

A cidade de Sorocaba vai contar com mais vagas para que também motoristas por aplicativos façam o embarque e o desembarque de seus passageiros com mais rapidez e segurança. A previsão é que a medida comece a operar neste mês de fevereiro.

O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Manga, na manhã desta terça-feira (19), durante reunião em seu gabinete com representantes da Associação dos Motoristas Autônomos de Aplicativos de Sorocaba e Região (Asmapp) e com um grupo de motoristas que utilizam essa ferramenta tecnológica.

O diretor-presidente da Urbes, Luiz Carlos Siqueira Franchim, e o secretário de Mobilidade e Desenvolvimento Estratégico (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, também participaram da reunião e anunciaram que já está em elaboração o projeto que definirá como e onde essas vagas serão implantadas.

“Haverá mais comodidade para o motorista e para a população usuária dessa categoria de mobilidade urbana. Esse estudo já foi iniciado e a ideia é disponibilizar essas vagas em áreas públicas estratégicas, de maior demanda de usuários. Vamos, ainda, conversar com representantes de comércios, shoppings e outros estabelecimentos privados quanto à possibilidade de oferta de mais vagas”, adiantou o prefeito Rodrigo Manga.

O presidente Asmapp, Dario Aparecido de Oliveira, esteve acompanhado do diretor João Décio Miguel. São cerca de oito mil motoristas por aplicativos que atuam em Sorocaba, realizando um total de 25 mil viagens, por dia, quantidade que antes da pandemia chegava a 33 mil. O número de passageiros transportados diariamente é de cerca de 66 mil.

“Sorocaba tem alguns estabelecimentos comerciais que já contam com local próprio para embarque e desembarque de passageiros, inclusive, para aqueles atendidos pelo profissionais que trabalham com aplicativos. O objetivo é ampliar essas vagas, com o apoio do Poder Público”, destacou o motorista Deivid Lucena, ao lado dos colegas Cláudia Rosa e Renato Toledo, também presentes na reunião no Paço.

Regulamentação e identidade visual

Outro ponto conversado durante a reunião na Prefeitura e que foi consenso entre as partes é a necessidade de regulamentação do transporte por aplicativos em Sorocaba, cumprindo todas as determinações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Administração Municipal informou que o assunto será retomado e que novas reuniões entre a Urbes e os motoristas já estão programadas.

“Todos ganham com a regulamentação: o motorista, o usuário e o Poder Público. Trata-se de um setor que movimenta muito a economia, gera empregos e garante uma alternativa de transporte à população. Vamos discutir ainda melhorias na sinalização, em iluminação pública, a atualização de sistema de monitoramento por radar, entre outros pontos interessantes à categoria”, disse o presidente Asmapp.

O presidente da Urbes concorda e vai além. “É também mais segurança, pois é do nosso interesse que os prestadores do serviço tenham seus veículos com uma identificação visual padrão, até como forma de melhor fiscalizar, evitar abusos e a clandestinidade, sobretudo a atuação de motoristas que venham de longe. Estamos atentos a tudo isso”.

Copyright © SorocabaniceS - Todos os direitos reservados.. | Newsphere by AF themes.