Sorocaba terá 20 novos leitos Covid-19 até sexta e trabalha para contratar mais 10

Sorocaba contará com mais 30 leitos de enfermaria para o enfrentamento à Covid-19

Até a próxima sexta-feira, 20 leitos serão contratualizados junto ao Hospital Santa Lucinda por meio de assinatura de convênio. A disponibilização dos outros 10 está sendo analisada pela equipe de gestão da Secretaria da Saúde (SES), podendo ser deliberada nos próximos dias, ainda sem local definido.

A Prefeitura está trabalhando para que nenhum munícipe que precise de atendimento por conta da Covid fique desassistido. A Secretaria da Saúde lembra que a partir de outubro, quando o Estado mudou para a fase verde do Plano São Paulo, muitos leitos Covid foram desativados pelo governo estadual e houve mais recentemente um crescimento no número de casos da doença, o que fez com que houvesse um aumento no percentual de ocupação de leitos no município.

Para essa nova contratação de leitos, a SES consultou todos os potenciais prestadores do terceiro setor do município, entre eles, Santa Casa, Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), Hospital Santa Lucinda e Hospital Evangélico e apresentou a proposta de convênio. Apenas o Santa Lucinda respondeu à consulta, mas informou que a capacidade instalada da unidade de saúde neste momento é de disponibilização de 20 leitos.

Os leitos propostos são de enfermaria clínica de baixa e média complexidade e o investimento no hospital será de R$ 737,59/dia/leito, o que gera um total mensal de R$ 442.554,00. O recurso é proveniente de verba específica para o tratamento da doença, disponibilizado pelo Ministério da Saúde.

O aumento na ocupação dos leitos Covid

Pelo menos dois fatores têm colaborado para o aumento do percentual de ocupação de leitos na cidade. Um é o fato de a população, principalmente os mais jovens terem relaxado no processo de segurança para se evitar a transmissão viral. A ocorrência de eventos que reúnem muitas pessoas facilita a disseminação da doença. Outro fator que contribuiu para o aumento na ocupação é a desativação, pelo governo de São Paulo, dos leitos de enfermaria e de UTI Covid, em todos os municípios paulistas.

Com esse corte, Sorocaba perdeu 8 UTI´s do Conjunto Hospitalar (havia 20) e 15 do Hospital Adib Jatene. As duas unidades de saúde que atendem a quase 50 cidades da região, contam agora com apenas 20 leitos de UTI para os casos mais graves e outros 13 leitos de enfermaria Covid.

%d blogueiros gostam disto: