Sorocaba ganhará um Hospital Veterinário Público na Zona Norte

COMPARTILHE

Sorocaba foi contemplada pelo Governo do Estado de São Paulo e contará com um Hospital Veterinário Público na Zona Norte da cidade

O prefeito Rodrigo Manga recebeu a notícia, na noite desta terça-feira (6), em contato com a deputada estadual Maria Lucia Amary, responsável pela articulação dessa importante política pública para o município junto ao Estado. O convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Sorocaba será assinado nos próximos dias.

“Essa é mais uma importante conquista para a nossa cidade, que vai beneficiar, principalmente, animais abandonados e aqueles sob a tutela de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Agradeço ao Governo do Estado pela parceria e à deputada Maria Lucia por essa articulação”, ressalta o prefeito Rodrigo Manga.

A iniciativa será realizada por meio do programa estadual Meu Pet, que vai dar apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, incluindo vacinação e adoção responsável. Sorocaba é uma das 10 cidades paulistas contempladas com o Hospital Veterinário Público.

“Temos que incorporar essa luta, de proteção aos animais. Agradecemos ao governador João Doria e ao vice-governador, Rodrigo Garcia, que se empenham em trazer essas obras importantes para a nossa cidade, com apoio do prefeito Rodrigo Manga, que nos ajuda a tornar isso uma realidade”, diz a deputada Maria Lucia.

A unidade atenderá, gratuitamente, cães e gatos. Além de consultas, serão oferecidas cirurgias, exames de ultrassom, raio x e endoscopia. Para isso, o Governo do Estado investirá R$ 3 milhões para construir e equipar o hospital. O Hospital Veterinário Público também receberá do Governo do Estado incentivo às ações de castração, no valor de R$ 150, por procedimento.

Já, o Município cederá um terreno público, a ser definido na Zona Norte de Sorocaba e, após concluída a obra, custeará as atividades assistenciais e a contratação de funcionários. O Governo do Estado deve vir, em breve, à cidade para analisar em conjunto o melhor local estratégico para receber esse complexo.

Já, a gestão do Hospital Veterinário Público será feita por meio de convênio, com a contratação de uma entidade com expertise comprovada para a realização desse trabalho.

“Estamos muito felizes com essa notícia extremamente importante para a causa animal. Com isso, poderemos ampliar as ações voltadas ao bem-estar e proteção dos animais da nossa cidade, principalmente daqueles que precisam”, declara o secretário da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Prieto.”

COMPARTILHE