12/04/2021

Para garantir sustento, comerciantes ignoram fase vermelha e abrem lojas em Sorocaba

2 min read

O centro de Sorocaba registrou um alto movimento neste sábado, mesmo com a cidade na fase vermelha, alguns comerciantes abriram suas lojas para garantir o sustento da família

Sorocaba, assim como todas as cidades do estado de São Paulo, se encontram na fase vermelha do Plano SP.

Alguns comerciantes decidiram não ir de acordo com a fase vermelha na cidade, imposta pelo governador do Estado de São Paulo João Doria. Para garantir o sustento de seus familiares, eles decidiram abrir suas lojas neste sábado (06), e o movimento de clientes foi grande.

Consideros serviços “não essenciais” pelo governo, os comerciantes sofrem com as restrições, onde alguns já fecharam as portas, outros tiverem que demitir funcionários, e já uma parte está a beira da falência após anos de trabalho.

Todo o estado entrou hoje (06) na fase mais restritiva da quarentena até 19 de março. Consideradas áreas essenciais, atividades religiosas estão autorizadas a operar no período.

A fase vermelha autoriza apenas o funcionamento de setores da saúde, transporte, imprensa, estabelecimentos como padarias, mercados e farmácias, além de escolas e atividades religiosas, que foram incluídas na lista de serviços essenciais por meio de decretos estaduais.

Parques, academias, bares, museus e cinemas, por exemplo, deverão permanecer fechados.

O que pode funcionar na fase vermelha?

– Escolas e universidades
Hospitais, clínicas, farmácias, dentistas e estabelecimentos de saúde animal (veterinários);

– Supermercados, hipermercados, açougues e padarias, lojas de suplemento, feiras livres;

– Delivery e drive-thru para bares, lanchonetes e restaurantes: permitido serviços de entrega;

– Cadeia de abastecimento e logística, produção agropecuária e agroindústria, transportadoras, armazéns, postos de combustíveis e lojas de materiais de construção;

– Empresas de locação de veículos, oficinas de veículos, transporte público coletivo, táxis, aplicativos de transporte, serviços de entrega e estacionamentos;

– Serviços de segurança pública e privada;

– Construção civil e indústria
– Meios de comunicação, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens;

– Outros serviços: igrejas e estabelecimentos religiosos, lavanderias, serviços de limpeza, hotéis, manutenção e zeladoria, serviços bancários (incluindo lotéricas), serviços de call center, assistência técnica e bancas de jornais.

Copyright © SorocabaniceS - Todos os direitos reservados.. | Newsphere by AF themes.