12/04/2021

Para deixar atendimento mais rápido à população, Sorocaba descentraliza SAMU

2 min read

Prefeitura de Sorocaba descentraliza atendimento do Samu em quatro pontos da cidade para melhorar assistência à população

O anúncio foi feito nesta noite de terça (26).

Iniciativa tem como objetivo reduzir o tempo de resposta até as ocorrências na cidade.

Desde as 19h desta terça-feira (26), a cidade de Sorocaba começou a contar com quatro pontos com ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) em diferentes regiões da cidade. A medida foi possível após a descentralização do atendimento para que as ocorrências sejam atendidas com um menor tempo de resposta, chegando gradativamente até 10 minutos de espera.

=> CADASTRE AGORA SEU CURRÍCULO PARA TRABALHAR NA INA, FLEX E TOYOTA EM SOROCABA!

O anúncio dessa novidade foi feito pelo prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, no Corpo de Bombeiros do Éden, umas das bases do Samu. O ato contou com a presença dos vereadores João Donizeti (líder de governo); Vitão do Cachorrão (presidente da Comissão de Saúde); Fábio Simoa (membro da Comissão de Saúde) e Vinicius Aith. Também participaram da solenidade os secretários municipais Dr. Vinicius Rodrigues (Saúde) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas), além do capitão Kléber do Vale, responsável pelo 1º Subgrupamento de Bombeiros e do coordenador regional do Samu, Márcio Nogueira.

Além da base do Éden, o Samu também terá ambulâncias nas bases do Corpo de Bombeiros do Cerrado e Herbert de Souza (Zona Norte). O quarto ponto será na própria base do Samu, situada na Vila Tortelli. Atualmente, o Samu conta com sete ambulâncias para atender a população de Sorocaba.

Mais ambulâncias

Durante a ocasião, o médico e secretário da Saúde, Dr. Vinicius Rodrigues, explicou que a descentralização atende normas do Ministério da Saúde e que, dessa forma, a cidade poderá conseguir mais verbas do governo federal para o setor.

“Esse trabalho é uma reconstrução do Samu. Descentralizamos e modificamos o serviço. Com mais verbas, poderemos ampliar a frota e vamos fazer a reconstrução da carreira desses servidores para melhorar as condições de trabalho a eles”, destaca.

O prefeito Rodrigo Manga informou que mais duas ambulâncias foram contratadas para reforçar o atendimento do Samu. Elas devem entrar em operação já nesta semana.

“Nossa intenção é adquirir mais ambulâncias por meio de parcerias com a iniciativa privada, assim como conseguimos os tecidos antivírus para os ônibus”, explica o chefe do Poder Executivo.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), solicitou ao Ministério da Saúde um novo processo de troca de frota, para que Sorocaba possa adquirir mais seis ambulâncias e seis motolâncias.

Copyright © SorocabaniceS - Todos os direitos reservados.. | Newsphere by AF themes.