Moradores de rua recebem abrigo, banho, roupas e comida quentinha em Sorocaba

COMPARTILHE

“Humanização Inverno” atende a solicitações de moradores e amplia locais de abordagens sociais a pessoas em situação de rua em Sorocaba

Além das ações rotineiras que as equipes da Controladoria e Secretaria da Cidadania (Secid) já vêm realizando, em abordagens sociais feitas a pessoas em situação de rua, muitos munícipes passaram a colaborar com esse trabalho, indicando locais onde há pessoas nessas circunstâncias e que necessitam do auxílio do Poder Público. Portanto, tem frequentemente se ampliado os pontos de abordagens realizados na cidade.

O programa “HumanizAção Inverno”, que atende essa demanda atualmente, conta ainda com a participação do Serviço de Obras Sociais (SOS) e Secretaria da Saúde (SES) e tem o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços e Obras Sociais (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes, cujas equipes estiveram, na noite desta quinta-feira (15), na Praça Cel. Fernando Prestes, Av. Senador Vergueiro, Rua Álvaro Soares, Praça Pedro de Toledo, Rua Moreira Cesar, Praça Frei Baraúna, Parque dos Espanhóis, Rua Gerônimo Antônio Fiuza, Rua Octaviano Fabri, Rua Girolamo Caldarola e no Centro de Triagem. Ao todo, 40 pessoas foram abordadas e 32 delas encaminhadas para atendimento social no SOS.

“É importante a população nos ajudar nessa tarefa de oferecer um olhar mais humanizado para essas pessoas, que, em geral, não têm nada e nem com quem contar”, afirmou o secretário da Cidadania Clayton Lustosa.

O objetivo final não é apenas retirar essas pessoas das ruas, mas, sim, oferecer, além do auxílio pontual de um prato de alimentação saudável, um abrigo quente para o pernoite e cuidados de higiene e saúde, oportunidades para uma verdadeira mudança de vida, inclusive com a reaproximação da família, sempre que isso é possível e desejado pela pessoa.

A população pode continuar colaborando e informando onde há pessoas em situação de rua e necessitando de auxílio, pelos telefones: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) e (15) 3212-6900 (Secid). Também é possível contribuir doando alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores. Basta entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

COMPARTILHE