Iara solicita informações ao Executivo sobre o uso das sobras de vacinas em Sorocaba

COMPARTILHE

Para a vereadora, é necessário estabelecer um plano de uso das sobras da vacinação para evitar o descarte de doses

A vereadora Iara Bernardi (PT), por meio de requerimento destacado e aprovado na Câmara Municipal na sessão ordinária desta terça-feira, 6, cobra do Executivo um plano para a utilização das sobras de vacina contra a Covid-19 em Sorocaba para que um número maior de pessoas possam ser vacinadas.

“Outras cidades já instituíram a distribuição de sobras de vacinas, as chamadas ‘xepas’, e a inscrição de pessoas para recebê-las. É importante que isso seja feito também em Sorocaba, para que as pessoas saibam para onde estão indo as sobras de vacinas e para que possam fazer sua inscrição nos pontos de vacinação para receber essas sobras”, afirmou a vereadora.

Em seu requerimento, a vereadora observa que, após aberto, um frasco com mais vacinas deve ser utilizado em até 6 horas (no caso da vacina de Oxford/AstraZeneca) ou 8 horas (no caso da vacina do Instituto Butantan). “Para evitar o descarte de doses, é necessário um plano de utilização dessas sobras de vacinas, considerando as áreas próximas de atendimento das Unidades Básicas de Saúde, a exemplo do que vem sendo feito na cidade de São Paulo”, afirma a vereadora.

Em razão disso, Iara Bernardi, em seu requerimento, quer saber do Executivo se existe um plano de utilização das doses denominadas “sobras” de vacinas e se está sendo realizado o cadastro de aplicações destas doses. Também quer informações sobre como o munícipe deve fazer para aderir ao plano e como realizar seu cadastro. Por fim, indaga qual o número médio de doses que sobram por dia e semanalmente. 

COMPARTILHE