Há 40 anos, jovens se reuniam no centro de Sorocaba para a ‘Noite do Beijo’

A Noite do Beijo ocorreu em Sorocaba em 1981, quando um juiz proibiu o beijo em público na cidade e a juventude, inconformada, protestou na Praça Cel. Fernando Prestes

Fotos: Divulgação / Carlos Batistella.

Quem diria né gente? Há 40 anos o beijo em público foi proibido por um juiz…

Sim! Na época, o juiz substituto Manuel Moralles, em fevereiro de 1981, proibiu o beijo em público, e com suas palavras disse: “Estão proibidos os beijos cinematográficos, em que as mucosas labiais se unem em expansão insofismável de sensualidade”.

Foto: Divulgação / Carlos Batistella.

Ele também proibiu, em suas palavras: “as apalpadelas, apertões, abraços indecorosos, beijos prolongados ou qualquer ato libidinoso, quando praticados em locais públicos”.

Contra as proibições, jovens de Sorocaba se reuniram na praça Coronel Fernando Prestes, no centro da cidade. Eram esperadas 300 pessoas no protesto, porém, cerca de 5 mil pessoas participaram do ato.

Foto: Divulgação / Carlos Batistella.

Os presente taparam a boca como forma de protesto, outros, carregavam faixas com os dizeres: “Beijem-se, sejam criminosos!” e “Quero beijo”.

Em dado momento, os beijos rolaram soltos na praça. Com direito a poesias, teatro e muitos beijos cinematográficos. Entretanto, alguns baderneiros se infiltraram no protesto para fazer bagunça, o que terminou com muitas viaturas de polícia no local.

Foto: Divulgação / Carlos Batistella.

Uma parte da história de Sorocaba lembradas por muitos até o dia de hoje!

%d blogueiros gostam disto: