GCM de Sorocaba salva a vida de bebê pela segunda vez em quatro dias

COMPARTILHE

Uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), durante patrulhamento preventivo no Jardim Bom Sucesso, na Zona Norte, foi abordada, por volta das 21h de quarta-feira (12), por uma senhora que pediu auxílio para socorrer o seu bebê de 40 dias, que acabara de se engasgar durante a amamentação.

Os guardas municipais prontamente atenderam ao pedido e rapidamente iniciaram as manobras de salvamento, logo conseguindo desobstruir as vias aéreas do bebê. Em seguida, mãe e filho foram conduzidos pela equipe da GCM à UPA do Éden, onde a criança recebeu atendimento médico.

Na sequência, descobriu-se que o bebê salvo era o mesmo que já havia passado por situação semelhante no sábado (8). Em vista dessa informação, que foi transmitida à equipe médica, os profissionais de saúde decidiram internar a criança para a realização de exames específicos, com o intuito de descobrir a causa do possível refluxo e afogamento por engasgamento por duas vezes seguidas, em um intervalo de poucos dias.

Durante a realização de operação integrada para evitar “pancadões”, no bairro Vitória Régia, na Zona Norte, na noite do último sábado (8), a GCM foi surpreendida com a solicitação de uma munícipe.

Tratava-se da mãe de um bebê de apenas um mês de idade, em situação de engasgamento. Ela já havia ligado para a Emergência, porém, por estar muito aflita diante do quadro da criança, não conseguiu seguir as orientações dadas ao telefone. Por isso, buscou a ajuda da GCM, assim que avistou a viatura próximo à sua residência.

Uma equipe foi destacada para conduzir mãe e criança até a unidade de saúde mais próxima. Durante o trajeto, o guarda municipal Castro, percebendo a parada respiratória do bebê, realizou as manobras de salvamento, conseguindo efetivar com êxito a desobstrução das vias aéreas da criança.

Ao chegar à UPA do Éden, o médico deu prosseguimento ao atendimento do bebê, que foi salvo graças às ações da GCM. A mãe do bebê agradeceu pela eficiência do atendimento dos guardas municipais, pela segunda vez, em tão curto tempo.

COMPARTILHE
Marcações: