12/04/2021

Feriadão Emergencial começa hoje em Sorocaba; veja o que pode e não pode funcionar

4 min read

O “Feriado” Emergencial começa hoje em Sorocaba e vai até o dia 06 de abril com restrições mais rígidas em supermercados, comércios, transporte público e postos de combustíveis

Confira abaixo o que poderá funcionar e o que não poderá funcionar durante o feriado emergencial.

Sorocaba antecipou os feriados municipais de 2021 e 2022 para tentar conter o avanço de casos e óbitos da covid-19 na cidade. O comunicado foi feito em coletiva de imprensa na última segunda-feira (29) pelo prefeito Rodrigo Manga. Foram utilizados três feriados deste ano e mais três do ano que vem para essa antecipação, sendo as datas de Corpus Christi, Consciência Negra e Aniversário de Sorocaba. A antecipação dos feriados ocorre entre hoje (31) até o dia 06 de abril.

No período estipulado, os supermercados, hipermercados, mercados e estabelecimentos similares funcionarão das 7h às 22h, com limite de ocupação de 60% do número de vagas de estacionamento. Além disso, haverá controle de acesso para permissão de entrada de apenas um membro por família. Cada estabelecimento terá que desinfeccionar os carrinhos de compras, aferir a temperatura dos clientes e fornecer álcool em gel para higienização das mãos.

Os sistema delivery estará permitido exclusivamente aos setores farmacêutico e alimentício. O modelo drive-thru ficará suspenso no período. Os postos de combustíveis estão autorizados a funcionar de segunda a sábado, das 6h às 20h. Aos domingos, eles devem permanecer fechados. As conveniências nesses estabelecimentos não poderão funcionar nenhum dia.

O transporte público operará com linhas e horários tais como funciona aos domingos, de forma reduzida. O objetivo é garantir a mobilidade dos profissionais da saúde até o local de trabalho.

Aos serviços de saúde pública e particular somente serão permitidos os atendimentos dos casos de urgência e emergência. Dessa forma, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e a Policlínica Municipal permanecerão fechadas nesses dias. Já, as UPHs Oeste, Leste e Norte, UPA Éden e PAs Laranjeiras, Carandá, Brigadeiro Tobias e Sorocaba I funcionarão normalmente.

O prefeito Manga reforçou que a meta dessa gestão no combate à pandemia está na aquisição de vacinas. A cidade já assinou diferentes intenções de compras para que, assim que as doses forem disponibilizadas no mercado, a Prefeitura possa adquirir, pelo menos, 300 mil doses, para acelerar a imunização da população.

Restrições começam a valer nesta quarta-feira (31) e se estende até o dia 06 de abril

“Nossa decisão é a melhor maneira para preservar vidas e diminuir o impacto econômico neste momento. Em paralelo, vamos suspender a arrecadação dos impostos ISSQN e TFIF para autônomos até a metade do ano. Outra medida será o estudo para a criação de um auxílio emergencial municipal para as famílias em situação de vulnerabilidade social”, explicou o prefeito Manga.

A Prefeitura de Sorocaba irá intensificar as fiscalizações na cidade, com o objetivo de combater aglomerações e garantir o cumprimento dessas novas medidas. Os supermercados e postos de combustíveis que não cumprirem as regras poderão ser multados de 10 a 10 mil UFESPs (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo).

Casos de covid-19 em Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), registrou aumento do número de recuperados da Covid-19 nesta terça-feira (30), chegando ao total de 41.343. Já, os casos confirmados com a doença passaram de 42.638 para 43.218 na cidade. Os óbitos com a confirmação da doença subiram para 1.086 e a taxa de letalidade no município é de 2,5%, abaixo da taxa estadual, que é de 3% e a mesma da nacional, que se encontra em 2,5%.

Boletim atualizado do Coronavírus em Sorocaba

Sorocaba recebeu a notificação de mais 580 casos confirmados da Covid-19, 754 recuperados e 22 óbitos, estes ocorridos desde o dia 23 de março, mas informados pelos hospitais à Vigilância Epidemiológica e computados apenas no dia de hoje (30), não refletindo os dados das últimas 24 horas. Do total de confirmados, 164 estão internados (91 em UTI) e o total de pessoas em recuperação (isolamento domiciliar) é 625.

A cidade apresentou queda do número de pessoas com suspeita de contaminação pelo Coronavírus e que aguardam resultados, de 2.574 para 2.233. Entre os suspeitos, 158 estão internados em hospitais da cidade, sendo 65 em UTI. Há 27 óbitos em investigação. O número de descartados por resultados negativos da doença aumentou para 95.013.

COMPARTILHANDO INFORMAÇÕES!
Copyright © SorocabaniceS - Todos os direitos reservados.. | Newsphere by AF themes.