Contra motos ‘barulhentas’, blitz resulta em 38 autuações na zona oeste de Sorocaba

Blitz de fiscalização de ruído de motocicleta na Avenida Américo Figueiredo resultou em 38 autuações

Sorocaba já não aguenta mais o tal do “Ran Dan Dan Dan Dan” sem necessidade no meio da madrugada.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), Urbes – Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal (GCM), e a Polícia Militar (PM) realizaram nesta quarta-feira (dia 27), entre 9h30 e 11h, a blitz de controle de ruído emitido pelo escapamento de motocicleta, que resultou em 38 autuações e uma moto apreendida.

A ação ocorreu na Avenida Américo Figueiredo, na altura do número 4.465, no Jardim Santa Bárbara.

=> COCA-COLA ESTÁ COM 1.800 VAGAS DE EMPREGO PELO BRASIL, INCLUSIVE EM SOROCABA! INSCREVA-SE

Trata-se de uma ação conjunta importante para coibir a poluição sonora causada pelo escapamento de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.

Durante a ação, 17 motocicletas foram abordadas. Destas, cinco foram encaminhadas para a medição de ruído feita pelo corpo técnico da Sema e duas foram autuadas por infrações ambientais, no valor de R$ 2.595,17, baseada na Lei Municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016.

As medições feitas por técnicos da Sema são realizadas por meio de um aparelho chamado sonômetro, que nada mais é do que um medidor de som. Já, a PM aplicou três multas e apreendeu uma motocicleta e a Urbes e a GCM autuaram, juntas, 33 motos, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A Sema disponibiliza uma pesquisa on-line para identificar quais as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site.

%d blogueiros gostam disto: