Agentes são capacitados para atuar contra ‘motos barulhentas’ em Sorocaba

Técnicos da Prefeitura de Sorocaba recebem capacitação para atuar na fiscalização de ruído de motocicletas

Técnicos ambientais, administrativos e integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM) participaram, na última quinta e sexta-feira (dias 7 e 8), do curso de aperfeiçoamento profissional “Características Técnicas de Motocicletas”, na Escola Senai “Luiz Pagliato”.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), o objetivo foi capacitar os servidores para atuarem nas blitze de controle de ruído emitido pelo escapamento de motocicleta, realizadas em parceria com a GCM, Urbes – Trânsito e Transportes e Polícia Militar.

Técnicos da Prefeitura de Sorocaba recebem capacitação para atuar na fiscalização de ruído de motocicletas

Durante as aulas teóricas e práticas, os funcionários conheceram mais sobre os principais sistemas da motocicleta, identificando seus principais componentes e suas respectivas funções; manutenção automotiva; sistema de suspensão; direção e freios; sistema de transmissão; sistema elétrico e de motor de combustão interna e seus sistemas.

Eles ainda tiveram a oportunidade de acompanhar a medição de ruído feita nas motocicletas dos GCMs, conhecendo como é realizado o trabalho e como é feita a avaliação durante as blitze, com a utilização do sonômetro, que nada mais é do que um aparelho medidor de som.

O intuito dessas ações fiscalizatórias é sensibilizar e orientar a população em relação à poluição sonora, que causa incômodo e danos à saúde, como surdez; dores de cabeça; cansaço; estresse, irritação e insônia.

O valor das multas ambientais é de R$ 2.489,85, baseadas na Lei Municipal nº 11.367, de 12 de julho de 2016, que dispõe sobre o controle e a fiscalização das atividades que gerem poluição sonora.